Programa Água
O Brasil possui aproximadamente 12% das águas doces disponíveis no planeta. Porém, reforçando as contradições, em um país com tanta abundância, grande parte da população sofre com a falta de acesso à água.
Além da distribuição irregular entre as regiões, a poluição de rios e nascentes, o desmatamento, a degradação ambiental e a crise climática comprometem a quantidade e a qualidade da água, afetando tanto os ecossistemas quanto a saúde humana.
Diante desse cenário, é fundamental mobilizar recursos e fortalecer a atuação coletiva e participativa de comunidades, coletivos, organizações locais e gestores públicos na gestão das águas.
NÚMEROS DO PROGRAMA
Destaques do biênio 2022/ 2023:
APOIO INDIRETO: 228.837,09
ALCANCE INDIRETO: 1.361.143
Iniciativas
“Cuidadores das Águas” é uma iniciativa inédita na costa litorânea de São Paulo – região do bioma Mata Atlântica. São processos formadores em educação ambiental e gestão de recursos hídricos, com o objetivo de engajar e empoderar cidadãos para o cuidado das suas águas. Esta ação contribui diretamente para o fortalecimento das comunidades, da recuperação e cuidado dos recursos hídricos e do fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas da região, lugares muito importantes na esfera municipal, onde acontecem decisões sobre destinação de verbas para obras e projetos socioambientais. A preparação e o posicionamento crítico dos cidadãos para apresentar suas questões dentro destes locais é fundamental para a transformação social que o FunBEA propõe para o Brasil.
NOSSOS
NÚMEROS
participantes
formadas
audiovisuaisTERRITÓRIOS ENGAJADOS
Parceiros
A iniciativa é uma formação em educomunicação junto à Companhia de Saneamento de Minas Gerais, Copasa. Por meio desta formação, o FunBEA promove o apoio indireto visando incentivar e fortalecer as ações de articulação local, mobilização social, comunicação e intervenções dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (COLMEIAS) e engajar as comunidades nos mesmos. COLMEIAS são os Coletivos de Meio Ambiente do Programa Socioambiental de Proteção e Recuperação de Mananciais (Pró-Mananciais), voltado para a preservação das nascentes, rios e áreas de proteção ambiental. Com isso, espera-se:
O projeto iniciou em 2023 e tem a previsão de acontecer até janeiro de 2025, com 251 COLMEIAS distribuídos em todo o Estado de Minas Gerais.Parceiros
Há alguns anos temos ouvido constantemente que é preciso “preservar a água do planeta”. Cuidar dos corpos d’água, dos “recursos hídricos”. A questão da falta de água nas grandes cidades, por exemplo, se agrava mais e mais, e esse mantra de preservação, começou então a fazer sentido para muitos, que com a falta deste bem, passaram a entender o seu importante significado. Com o objetivo de engajar a sociedade para fazer um pacto de conservação e cuidado com as águas da Baixada Santista, entre 2019 e 2020 o FunBEA realizou o Fórum Pacto Pelas Águas, em parceria com o Comitê de Bacias Hidrográfica da Baixada Santista. O evento contou com uma série de palestras e seminários, produção de um documentário, exibido em festivais internacionais de cinema ambiental, além de oficinas e intervenções educadoras em todo o território da Baixada Santista, constituído por 9 municípios e entre eles, a cidade portuária de Santos.Parceiros
As cidades litorâneas assim como o Brasil ainda precisam avançar no acesso à água para conseguir a universalização. Tendo essa necessidade como pano de fundo, o FunBEA e o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, realizaram durante o verão 2021/22 a campanha Água é Vida, para o uso consciente da água nesta importante região litorânea, que na alta temporada triplica a população.
Para a campanha, foi realizada uma campanha para TV, com veiculação pela TV Tribuna, spots para rádios, e ações de educação ambiental com cine debates nos 9 municípios que fazem parte do litoral da Baixada Santista.Parceiros
NOTÍCIAS RELACIONADAS
ODSs relacionadas ao Programa




