Proteção das nascentes, agrofloresta, crescimento urbano, disponibilidade hídrica, comunidades tradicionais e uso sustentável da água são alguns dos temas que aparecem na série de vídeos “Cuidadores das Águas”, produzida por moradores do Vale do Ribeira, lançada no Brasil pelo FunBEA e Comitê de Bacia Hidrográfica Ribeira do Iguape e Litoral Sul de SP (CBH-RB) para comemorar o dia  mundial da água.

A websérie é resultado de um trabalho de formação entre as duas instituições que em 2021 realizaram 6 meses de encontros com participantes de instituições públicas, privadas e sociedade civil de todo Vale do Ribeira. O objetivo da formação foi trazer luz à gestão das águas que o Comitê realiza na região, bem como colaborar com a construção do Plano de Comunicação Social do Comitê. O processo todo foi conduzido por educadoras ambientais do FunBEA e produtores audiovisuais, que através dos temas levantados pelos participantes, conduziram a produção de uma série audiovisual inédita e colaborativa.

O resultado foram quatro vídeos, com 5 e 7 minutos cada, trazendo personagens, locações e temas das 4 sub-regiões do Vale do Ribeira: Estuário Lagunar, Alto Vale, Médio Vale e região de Juquiá e São Lourenço.

Diferentes histórias do cuidado com as águas nas 4 regiões do Vale do Ribeira

O Vale do Ribeira é uma região muito importante para todo o Estado de SP e Brasil, pois é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica do país e produtor de água limpa e abundante para todo a região metropolitana da cidade de São Paulo”, explica o secretário executivo do CBH RB, Ney Akemaru Ikeda. 

Personagens da região, como o agricultor de Sete Barras,  Marcelo Fukanaga, militante da agricultura familiar e orgânica tiveram voz na série, bem como o Diretor de Desenvolvimento Econômico de Itaóca, Jonas Mendes Jr, que há 20 anos iniciou um processo de reflorestamento e recuperação de nascentes da região, e hoje tornou-se um disseminador sobre o assunto em sua cidade. Também participam da série o ambientalista Glenn Suba, do Instituto Terra Luminous, de Juquitiba, e o líder comunitário Ney Mandira, do Quilombo do Mandira, de Cananéia.

Marcelo Fukanaga

“Os vídeos são a materialização de um processo de reflexão e crítica para a construção, cada vez maior, de uma gestão hídrica com a participação de toda a sociedade”, aponta a secretária executiva do FunBEA, Semíramis Biasoli.

Na construção das obras audiovisuais, os participantes da formação identificaram problemas e assuntos que consideraram fundamentais para o desenvolvimento e gerenciamento hídrico da região.

“Trouxemos as boas práticas da agrofloresta como uma visão de futuro para a região, que tem grande parte da sua economia voltada para a agricultura”, ressalta o engenheiro Eduardo Zahn, participante da formação, representante do CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.

Os vídeos estão disponíveis pelo canal do Youtube FunBEA e website do CBH RB, juntamente com o Plano de Comunicação Social do Comitê.

Ficha técnica do projeto Cuidadores das Águas: 
Coordenação: Semíramis Biasoli  (FunBEA)
Educadoras ambientais: Bianca Limonge Avancini e Mariane Lima
Jornalista: Ana Patrícia Arantes
Produção Audiovisual: Artur de Leos e Grace Luzzi (Ação Luz Produção).

Sinopse dos episódios: 
Episódio “ Alto Juquiá- Vale do Ribeira”
O episódio lança um retrato sobre a preservação das áreas de mananciais em Juquitiba, Juquiá e São Lourenço, principais produtores de água para o abastecimento da região metropolitana de São Paulo Capital. O documentário olha para especulação imobiliária e traz os depoimentos de membros da Câmara Técnica Alto Juquiá, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Vale do Ribeira, que discutem a lei dos mananciais que protege as áreas de nascentes e recursos hídricos na região.

Episódio “Agrofloresta no Vale do Ribeira”  
O documentário aborda as boas práticas da agricultura familiar e agricultura orgânica na região do médio Vale do Ribeira. Depoimentos e experiências de agricultores e ativistas da agricultura sustentável, como o Marcelo Fukanaga e Zé Pereira, apontam alternativas para produzir alimentos sem agrotóxicos e sem poluir os recursos hídricos.

Episódio “Reflorestando nascentes” 
Neste episódio o proprietário rural Jonas Mendes Jr., conduz o espectador em sua experiência de quase 20 anos reflorestando a nascente de sua propriedade rural na cidade de Itaóca, no alto Vale do Ribeira. Jr. Mendes traz uma nova perspectiva para o proprietário rural da região, que tem em suas mãos a proteção da floresta como o maior bem que pode deixar para as próximas gerações da região.

Episódio “A água que flui” 
No quarto documentário da série, que retrata a região do Estuário Lagunar, o líder comunitário do Quilombo do Mandira, Nei Mandira fala sobre a produção sustentável de ostras no estuário e a importância de manter as águas limpas. No episódio, o educador ambiental Christian Negrão, de Ilha Comprida, também traz a sua experiência no resgate de animais marinhos, que sofrem com a poluição de resíduos sólidos que chegam aos mares através dos rios.

Deixe um Comentário