Equipe FunBEA

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA é formado, desde a sua fundação em 2012, por Pesquisadores, Professores Universitários, Ministérios do Meio Ambiente e Educação, Estado, Municípios, empresas e diversos coletivos, especialmente a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA). Alguns fundadores, até hoje, fazem parte do Conselho.

O FunBEA comemora 10 Anos de Existência e Resistência em 2021! vida Longa Ao FunBEA

Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Isabel Carvalho presidente do FunBEA

Isabel Cristina De Moura Carvalho

Presidente do Conselho Deliberativo

Lattes
Atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Econômicas BASE (RJ) nos anos 90. Foi consultora do Banco Mundial para análise dos Fundos Sociais e Ambientais no final dos anos 90. Trabalhou na assessoria de educação e agroecologia na EMATER-RS, em Porto Alegre, de 2001 a 2003. Atualmente atua como pesquisadora e professora universitária na UNIFESP.
Marcos Sorrentino vice presidente do FunBEA

Marcos Sorrentino

Vice-presidente do conselho deliberativo

Lattes
Professor sênior da Universidade de São Paulo, na qual coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental; foi diretor de EA no Ministério do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, de 2003 a 2008. Coordena cooperações no campo socioambiental com entidades de Portugal, Espanha e Canadá.

Conselho Deliberativo

Responsável pelas decisões legais do Fundo e é composto por 5 segmentos: Academia, Governo, Empresas, Sociedade Civil e Educadoras/es pessoas físicas.

Isabel Carvalho presidente do FunBEA

Isabel Cristina De Moura Carvalho

Conselheira Setor Acadêmico

Lattes
Atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Econômicas BASE (RJ) nos anos 90. Foi consultora do Banco Mundial para análise dos Fundos Sociais e Ambientais no final dos anos 90. Trabalhou na assessoria de educação e agroecologia na EMATER-RS, em Porto Alegre, de 2001 a 2003. Atualmente atua como pesquisadora e professora universitária na UNIFESP.
Vivian Battaini Conselheira do FunBEA

Vivian Battaini

conselheira SETOR acadêmicO

Lattes

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora e Mestre em Ciências – Programa Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017; 2011). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 – 2012). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp – Rio Claro, 2007). Conselheira do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental e Ensino de Ciências.

Guilherme Romano Figueiredo

conselheiro SETOR empresarial

Lattes

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, profissional com dezoito anos de atuação em projetos socioambientais. Atua como consultor, tanto para o setor privado como para organizações da sociedade civil, na formulação e operação de fundos socioambientais para a conservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

Fabio Deboni conselheiro do FunBEA

fábio deboni da silva

conselheiro SETOR empresarial

Lattes

Aliança pela Biodiversidade/CIAT – membro do Conselho do FunBEA e do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Engenheiro Agrônomo e mestre em recursos florestais pela ESALQ/USP. Foi gerente-executivo do Instituto Sabin de 2011 a 2020 é o atual Diretor do Programa CAL-PSE, pela Aliança pela Biodiversidade/CIAT. Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto . É entusiasta do tema ‘inovação social’, escritor de diversos artigos e lançou seu quarto livro em 2020 – A epidemia do impacto – disponível em: https://aupa.com.br/produto/venda-a-epidemia-do-impacto/ Publica diariamente textos e artigos em seu blog: https://fabiodeboni.com.br/

Thaís Brianezi

conselheira SETOR Governamental

Lattes

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo.

ELIANE DIAS CAMILO

conselheira SETOR Governamental

Lattes

Coordenadora do Museu de Arqueologia de Monte Alto/SP, Interlocutora do Programa Município Verde Azul e Assessora Técnica da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Participante da coordenação e do curso Extensão em Educação Ambiental promovido pela Diretoria de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Fundo Nacional do Meio Ambiente (Convenio 116/2005). Coordenadora Geral do Plano Diretor Participativo do município de Monte Alto/SP. Secretária Executiva do COMDEMA – (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) – biênios de 2005/2014

José Matarezi

conselheiro setor não-Governamental

Lattes

Artista-Educador-Ambiental, atua com os movimentos socioambientais e como professor-pesquisador-extensionista no Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí – SC. É formado em Oceanografia (Habilitações em Oceanografia Biológica e Geológica – FURG). Especialista em Análise e Educação Ambiental pela UFPR. Mestre e Doutorando em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Univille. Na Univali ministrou as disciplinas de Educação Ambiental; Sociedade, Ética e Meio Ambiente e atualmente a disciplina de Educação Ambiental e Ética para diversos cursos. Idealizador da Abordagem Metodológica “Trilha da Vida: (Re)Descobrindo a Natureza com os Sentidos”. Integrante da Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis (RUPEA) e articulador da Rede “Trilha da Vida” de Formação em Educação Ambiental por Biomas Brasileiros.

Heitor Queiroz de Medeiros

conselheiro setor NÃO-Governamental

Lattes

Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, 2017-2018. Doutorado em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 1979-1982 e Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Atualmente é Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado, atuando na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena (2013-Atual), tendo coordenado o programa entre 2014-2018. Ex-técnico do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) 2003-2008. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Arte – CNPq.

Marcos Sorrentino vice presidente do FunBEA

MArcos Sorrentino

conselheiro setor associados

Lattes

Professor sênior da Universidade de São Paulo, na qual coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental; foi diretor de EA no Ministério do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, de 2003 a 2008. Coordena cooperações no campo socioambiental com entidades de Portugal, Espanha e Canadá.

Amadeu José Montagnini Logarezzi

conselheiro setor Associados

Lattes

Possui graduação em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestrado em ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em ciências físico-químicas pela Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorado em sociologia pela Ufscar (2015).


COMISSÃO DE FINANÇAS E AUDITORIA

Responsável pela análise e aprovação da contabilidade da instituição.

Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann

Lattes

Educadora Ambiental com doutorado e pós-doutorado na área, sócia fundadora e pesquisadora da Fubá Educação Ambiental. Membro da ONG APASC, uma das ONGs ambientalistas mais antigas do Brasil. Atuei durante 8 anos no governo municipal, como coordenadora do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Assessora de Educação Ambiental. Fui editora convidada de um número especial de uma revista internacional e de uma revista nacional sobre pesquisa em educação ambiental no Brasil. Fui professora convidada de um curso de educação ambiental online da Cornell University (EUA). Docente da UAB na UFSCar por 3 anos.

MIRIAM DUAILIBI

Lattes

Jornalista, escritora, educadora ambiental, especialista em educação para sustentabilidade, mudanças climáticas, alfabetização ecológica, ecodesign e gestão de organizações sociais. Presidente – Instituto ECOAR para Cidadania; Conselheira do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental (FUNBEA); Conselheira da Associação Latino-Americana de Pequenas e Micro Empresas de economia solidária (AlampymeBr); Representante da Sociedade Civil no Comitê do Alto Tietê; Conselheira do Climainfo: Conteudista dos cursos EaD da Brasil Sustentável Editora.

Evandro Albiach Branco

Lattes

Pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Co-lider do LADIS – Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade do CCST/INPE. Co-Lider do PLANGEA – Grupo de Pesquisa Interinstitucional em Planejamento e Gestão Ambiental. Membro da Coordenação Científica do MonitoraEA- Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Membro da Secretaria Executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental.


CONSELHO CONSULTIVO

Formado por conselheiros que atuam nas 5 regiões do Brasil e tem o compromisso de garantir a diversidade e capilaridade do FunBEA.

Alexandre Rossi

Lattes

Docente universitário e pesquisador na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP com DOUTORADO na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP, onde ministrou aulas de pós-graduação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Integra o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental, comissões científicas e a consultoria de entes de fomento na área.

Claudia Coelho Santos

Lattes

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Recursos Florestais (2003) e Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) pela Universidade de São Paulo. É professora Titular do Depto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada à área de Ecologia, responsável pelas disciplinas de Educação e Meio Ambiente e Ecologia Humana. Coordena, desde 2009, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar – Educação Ambiental do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PIBID-UESB.

Denise Baena de Souza Segura

Lattes

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Trabalhou como analista de recursos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e pesquisadora de políticas públicas de Meio Ambiente e Cidadania do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (CEDEC / São Paulo / Brasil). É autora de artigos sobre educação ambiental e do livro: Educação Ambiental na Escola Pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001). Desde 2000, trabalha no Serviço Social do Comércio (Sesc SP), sendo, atualmente, gerente de Educação para Sustentabilidade e Cidadania. Sob a coordenação desta gerência são desenvolvidos programas e projetos socioeducativos com ênfase em questões socioambientais, acessibilidade para pessoas com deficiência, cidadania e valorização social.

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Lattes

Professora Emérita e Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do IBECC-Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, foi Representante brasileira frente ao Acordo firmado entre o Ministério da Educação e Science Group Museum (Reino Unido) para a criação de um Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.

Haydée Torres de Oliveira

Lattes

Professora Titular/Senior do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde coordena o LEA – Laboratório de Educação Ambiental. É bióloga (1982) com Mestrado em Ecologia (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003-2004).

João Batista de Albuquerque Figueiredo

Lattes

Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós Doutorado em Educação sobre Dialogicidade Freireana (PNPD – Capes – 2018). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará e professor permanente do PPGE da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular Freireana e EA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, perspectiva eco-relacional, educação ambiental dialógica, educação popular e abordagem freireana.

Liane Biehl Printes

Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Gerenciamento da Biodiversidade – University of Kent at Canterbury (2001) e doutorado em Biologia Animal – University of Reading (2003).

Luiz Ferraro

Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica (1994) e mestre em Agronomia (1999) pela ESALQ/USP (1994), doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2008), com concentração em Política e Gestão Ambiental. Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor dos mestrados de Ensino de Ciências Ambientais e de Modelagem Ambiental na UEFS e de Ecologia e Biomonitoramento, na UFBa. Foi Diretor de Educação Ambiental em 2011 e 2012 e Superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais entre 2012 e 2019 da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).

Luiza Muccillo Bica de Barcelos

Lattes

Doutoranda em Ciência Ambiental (PROCAM-USP), mestre em Ciências Sociais (CPDA-UFRRJ), pós-Graduada em Direito Ambiental (PUC-RJ) e bacharel em Direito (UCAM). Tem atuado na área socioambiental há 15 anos, incluindo o exercício de cargos de chefia em entidades públicas e de gerente de projetos no terceiro setor.

Maria Henriqueta Andrade Raymundo

Lattes

Mestra em Recursos Florestais pela (ESALQ/USP) (2002) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (1994). Atualmente está como pesquisadora colaboradora da Oca- Laboratório de Educação e Política e Ambiental (ESALQ/USP) integrando a equipe de pesquisa e coordenação da secretaria executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental na construção do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental- MonitoraEA.

Maria Rita Avanzi

Lattes

Atua como Professora Adjunta do Núcleo de Educação Científica (Necbio) da Universidade de Brasília, desde 2009. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, com inserção na linha de pesquisa Educação Científica e Cidadania, na qual orienta discentes de mestrado e doutorado. No campo da Educação Ambiental desenvolve estudos sobre diálogo de saberes,na educação formal e com comunidades. Também atua no campo da pesquisa (auto)biográfica e formação de professores/as. É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2005), mestre em Educação também pela Faculdade de Educação da USP (1998) e graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado – pela UNESP – Rio Claro (1991).

Mariana Rico

Lattes

Mestra em sustentabilidade (FGV) e Diretora-Executiva do Instituto Estre de Educação Ambiental. Possui mais de 14 anos de experiência na área de desenvolvimento sustentável, com passagens pelo GIFE, Instituto ATÁ, Novos Urbanos e Estre Ambiental, onde ocupou o cargo de gerente de sustentabilidade da Companhia. Possui experiência em facilitação de processos, comunicação não-violenta, Teoria U, coaching e outras ferramentas de diálogo e inovação social, com destaque para sua participação no MIT U.Lab Prototype Camp, realizado no MIT (Massachusetts Institute of Technology/EUA) em 2015. Em 2013, passou 8 meses sabáticos na Ásia, onde vivenciou diferentes culturas e realizou trabalho voluntário com empoderamento de mulheres na Índia. É comunicadora social pela ESPM. Temas de expertise: investimento social privado; gestão e governança de institutos e fundações; sustentabilidade; sustentabilidade empresarial; gestão de resíduos sólidos; educação ambiental e consumo crítico; economia circular; lixo zero.

Thais Ferraresi Pereira

Lattes

Pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Administração (2008) e em Gerenciamento de Recursos Ambientais (2003), graduada em Direito (2001). É analista ambiental e servidora pública no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio desde março de 2010. Em julho de 2019 assumiu a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (DAS 101.4) do ICMBio. De março de 2005 a novembro de 2008 foi consultora em educação ambiental e direito ambiental no Departamento de Educação Ambiental – DEA, do Ministério do Meio Ambiente – MMA e no IBAMA.

yumi

Marilena Loureiro da Silva

Lattes

Pós-Doutoranda em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT (2019 – em desenvolvimento). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido – pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA (2005). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA – UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA. É representante do NAEA na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado do Pará. CIEA.PA.

Moema Viezzer

Lattes

Possui Graduação em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962) , especialização em Cooperação Técnica Internacional pela Universidade de São Paulo (1992) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) .

Raquel Trajber

Lattes

Doutora em Antropologia e Linguística, Purdue University, EUA. Coordena o projeto Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. onde atua em projetos internacionais: Waterproofing Data/Warwick University, Heilderberg University, FGV e Cemaden/ Belmont Forum; visiting researcher na Manchester University (2019). Em 2012 atuou no IMAS – Instituto Marina Silva. Entre 2004 e 2011 foi Coordenadora-Geral de Educação Ambiental/ SECADI/ MEC, coordenou três Conferências Nacionais Infanto-Juvenis pelo Meio Ambiente e uma Internacional com o apoio da Fondation Charles Léopold Meyer (Suíça). Membro do Instituto Ecoar, FunBEA Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global. Consultora em educação ambiental, mudanças climáticas e sustentabilidade.

Nelton Friedrich

Lattes

Membro do Conselho Consultivo do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA.


secretaria geral

Responsável pelas atividades de funcionamento para a gestão do Fundo.

semiramis-biasoli

SEMÍRAMIS BIASOLI

SECRETARIA GERAL DO FUNBEA

Lattes

Advogada, Doutora em Ciências e Políticas Públicas de Educação Ambiental (ESALQ/CENA, 2010, 2015). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, OCA (ESALQ, 2019, 2020). Especialista em Gestão Ambiental (Unicamp, 2003). Técnica Especialista do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2004-2008).