Conselheiras e conselheiros

Pesquisadores de universidades, Ministérios do Meio Ambiente e Educação, Estado, Municípios, empresas e diversos coletivos – especialmente a RUPEA – Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental assinam a ata de fundação do FunBEA, no ano de 2012. Alguns fundadores hoje fazem parte do Conselho.

Maria Henriqueta Andrade Raymundo

Presidente do Conselho Deliberativo

Lattes

Mestra em Recursos Florestais pela (ESALQ/USP) (2002) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Braz Cubas (1994). Atualmente está como pesquisadora colaboradora da Oca- Laboratório de Educação e Política e Ambiental (ESALQ/USP) integrando a equipe de pesquisa e coordenação da secretaria executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental na construção do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental- MonitoraEA.

Raquel Trajber

Vice-presidente

Lattes

Doutora em Antropologia e Linguística, Purdue University, EUA. Coordena o projeto Cemaden Educação: rede de escolas e comunidades na prevenção de desastres, no Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. Atua em projetos internacionais como Waterproofing Data/Warwick University, Heilderberg University, FGV e Cemaden/ Belmont Forum; visiting researcher na Manchester University (2019).

Marcos Sorrentino

Lattes

Professor sênior da Universidade de São Paulo, na qual coordena o Laboratório de Educação e Política Ambiental; foi diretor de EA no Ministério do Meio Ambiente da República Federativa do Brasil, de 2003 a 2008. Coordena cooperações no campo socioambiental com entidades de Portugal, Espanha e Canadá.

Luiza Muccillo Bica de Barcellos

Lattes

Doutoranda em Ciência Ambiental (PROCAM-USP), mestre em Ciências Sociais (CPDA-UFRRJ), pós-Graduada em Direito Ambiental (PUC-RJ) e bacharel em Direito (UCAM). Tem atuado na área socioambiental há 15 anos, incluindo o exercício de cargos de chefia em entidades públicas e de gerente de projetos no terceiro setor.

Miriam Duailibi

Jornalista, escritora, educadora ambiental, especialista em educação para sustentabilidade, mudanças climáticas, alfabetização ecológica, ecodesign e gestão de organizações sociais.

Flávia Torreão Corrêa da Silva Thiemann

Lattes

Educadora ambiental com doutorado e pós-doutorado na área, sócia fundadora e pesquisadora na Fubá Educação Ambiental. Membro da ONG APASC, uma das ONGs ambientalistas mais antigas do Brasil. Atuou durante 8 anos no governo municipal, como coordenadora do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Assessora de Educação Ambiental. Professora convidada de um curso de educação ambiental online da Cornell University (EUA).

Yumi Kawamura Gonçalves

Lattes

Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas. Doutora pela Universidade Federal do ABC. Desenvolve pesquisa na área de Sociologia Econômica, em temas relativos ao planejamento e desenvolvimento territorial, conflitos ambientais, políticas públicas e incentivos para o desenvolvimento rural sustentável. Realiza pesquisa e consultoria para órgãos de governo nos temas mencionados.

Mariana Rico

Lattes

Mestra em sustentabilidade (FGV) e Diretora-Executiva do Instituto Estre de Educação Ambiental. Possui mais de 14 anos de experiência na área de desenvolvimento sustentável, com passagens pelo GIFE, Instituto ATÁ, Novos Urbanos e Estre Ambiental, onde ocupou o cargo de gerente de sustentabilidade da Companhia. Possui experiência em facilitação de processos, comunicação não-violenta, Teoria U, coaching e outras ferramentas de diálogo e inovação social, com destaque para sua participação no MIT U.Lab Prototype Camp, realizado no MIT (Massachusetts Institute of Technology/EUA) em 2015. Em 2013, passou 8 meses sabáticos na Ásia, onde vivenciou diferentes culturas e realizou trabalho voluntário com empoderamento de mulheres na Índia. É comunicadora social pela ESPM. Temas de expertise: investimento social privado; gestão e governança de institutos e fundações; sustentabilidade; sustentabilidade empresarial; gestão de resíduos sólidos; educação ambiental e consumo crítico; economia circular; lixo zero.

Guilherme Romano Figueiredo

Lattes

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, profissional com dezoito anos de atuação em projetos socioambientais. Atua como consultor, tanto para o setor privado como para organizações da sociedade civil, na formulação e operação de fundos socioambientais para a conservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Lattes

Professora Emérita e Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Graduada em Física, Mestre, Doutora e Livre Docente em Psicologia pela Universidade de São Paulo. É Presidente da Comissão Estadual de São Paulo do IBECC-Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura / UNESCO, foi Representante brasileira frente ao Acordo firmado entre o Ministério da Educação e Science Group Museum (Reino Unido) para a criação de um Museu de Ciência, Tecnologia e Inovação em São Paulo.

Juscelino Antonio Dourado

Lattes

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo – ESALQ/USP (2012). Estudou Química na Universidade de Campinas – UNICAMP(1986 – 1991) e na Moscow State University – Lomosov (1988 – 1990). Estudou Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, campus Ribeirão Preto(2000 -2002). Tem experiência na área de Gestão Ambiental, Investimento Social Privado, Gestão Estratégica de Negócios e Inovação, Gestão de Políticas Públicas, Educação Ambiental, Implantação de Políticas Saneamento e oferta de Serviços Públicos, e na elaboração e implementação de políticas públicas.

Haydée Torres de Oliveira

Lattes

Professora Titular/Senior do Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde coordena o LEA – Laboratório de Educação Ambiental. É bióloga (1982) com Mestrado em Ecologia (1988), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental (1993) e Pós-Doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003-2004).

Liane Biehl Printes

Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestrado em Gerenciamento da Biodiversidade – University of Kent at Canterbury (2001) e doutorado em Biologia Animal – University of Reading (2003).

Thaís Brianezi

Lattes

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e doutorado em Ciência Ambiental também pela USP (2013). É membro fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e da Escola de Ativismo.

Bernardo Arantes do Nascimento Teixeira

Lattes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1982), Mestrado (1986) e Doutorado (1991) em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) pela Escola de Engenharia de São Carlos – EESC/USP. Realizou estágios de Pós-Doutorado na Universidad Politécnica de Madrid – UPM (1996) e na Universidad Autónoma de Barcelona – UAB (2004). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Engenharia Urbana, com ênfase em Abastecimento e Tratamento de Águas, Gestão de Resíduos Sólidos, Gestão de Recursos Hídricos, Sustentabilidade Urbana e Regional. Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFSCar na gestão 2008-2012.

Thais Ferraresi Pereira

Lattes

Pós-graduada em Gestão Pública com ênfase em Administração (2008) e em Gerenciamento de Recursos Ambientais (2003), graduada em Direito (2001). É analista ambiental e servidora pública no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio desde março de 2010. Em julho de 2019 assumiu a Coordenação Geral de Gestão de Pessoas (DAS 101.4) do ICMBio. De março de 2005 a novembro de 2008 foi consultora em educação ambiental e direito ambiental no Departamento de Educação Ambiental – DEA, do Ministério do Meio Ambiente – MMA e no IBAMA.

Alexandre Rossi

Lattes

Docente universitário e pesquisador na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP com DOUTORADO na UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – USP, onde ministrou aulas de pós-graduação sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Integra o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Urbano e Ambiental, comissões científicas e a consultoria de entes de fomento na área.

Amadeu José Montagnini Logarezzi

Lattes

Possui graduação em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestrado em ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em ciências físico-químicas pela Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorado em sociologia pela Ufscar (2015).

Claudia Coelho Santos

Lattes

Graduada em Ciências Biológicas, Mestrado em Recursos Florestais (2003) e Doutorado em Ecologia Aplicada (2009) pela Universidade de São Paulo. É professora Titular do Depto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, vinculada à área de Ecologia, responsável pelas disciplinas de Educação e Meio Ambiente e Ecologia Humana. Coordena, desde 2009, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis – GEPEAS. Coordena o Subprojeto Interdisciplinar – Educação Ambiental do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PIBID-UESB.

Heitor Queiroz de Medeiros

Lattes

Realizou pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Linha de Pesquisa Movimentos Sociais, Política e Educação Popular, 2017-2018. Doutorado em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Graduação em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) 1979-1982 e Faculdades Unidas Católica de Mato Grosso (FUCMAT) 1983. Atualmente é Professor na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado, atuando na Linha de Pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena (2013-Atual), tendo coordenado o programa entre 2014-2018. Ex-técnico do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) 2003-2008. Líder do Grupo de Pesquisa Diversidade Cultural, Educação Ambiental e Arte – CNPq.

Isabel Cristina de Moura Carvalho

Lattes

Isabel Cristina de Moura Carvalho tem graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula, RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-doutorado em antropologia na Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), de fevereiro/2006 à fevereiro/2007.

José Matarezi

Lattes

Possui graduação em Oceanologia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1991), com habilitações em Oc. Biológica e Oc. Geológica. Tem Especialização em Educação e Análise Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 1996). Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE – 2017). Atualmente é professor titular da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), onde coordena o Laboratório de Educação Ambiental (LEA) da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT).

Maria Rita Avanzi

Lattes

Atua como Professora Adjunta do Núcleo de Educação Científica (Necbio) da Universidade de Brasília, desde 2009. Compõe o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, com inserção na linha de pesquisa Educação Científica e Cidadania, na qual orienta discentes de mestrado e doutorado. No campo da Educação Ambiental desenvolve estudos sobre diálogo de saberes,na educação formal e com comunidades. Também atua no campo da pesquisa (auto)biográfica e formação de professores/as. É doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2005), mestre em Educação também pela Faculdade de Educação da USP (1998) e graduada em Ciências Biológicas – Bacharelado – pela UNESP – Rio Claro (1991).

Marilena Loureiro da Silva

Lattes

Pós-Doutoranda em Educação Ambiental e Justiça Climática. GPEA/PPGE/ UFMT (2019 – em desenvolvimento). Doutorado em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido – pelo Núcleo de Altos Estudos Amazonicos. NAEA (2005). Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo NAEA – UFPA (2000). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1992). É Integrante da Rede de Pesquisa Internacional em Educação Ambiental e Justiça Climática. REAJA. É representante do NAEA na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do estado do Pará. CIEA.PA.

Moema Viezzer

Lattes

Possui Graduação em Belas Artes pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1962) , especialização em Cooperação Técnica Internacional pela Universidade de São Paulo (1992) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) .

Luiz Ferraro

Lattes

Graduado em Engenharia Agronômica (1994) e mestre em Agronomia (1999) pela ESALQ/USP (1994), doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UnB (2008), com concentração em Política e Gestão Ambiental. Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Professor dos mestrados de Ensino de Ciências Ambientais e de Modelagem Ambiental na UEFS e de Ecologia e Biomonitoramento, na UFBa. Foi Diretor de Educação Ambiental em 2011 e 2012 e Superintendente de Estudos e Pesquisas Ambientais entre 2012 e 2019 da Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA).

Denise Baena de Souza Segura

Lattes

Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Trabalhou como analista de recursos ambientais da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e pesquisadora de políticas públicas de Meio Ambiente e Cidadania do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (CEDEC / São Paulo / Brasil). É autora de artigos sobre educação ambiental e do livro: Educação Ambiental na Escola Pública: da curiosidade ingênua à consciência crítica (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2001). Desde 2000, trabalha no Serviço Social do Comércio (Sesc SP), sendo, atualmente, gerente de Educação para Sustentabilidade e Cidadania. Sob a coordenação desta gerência são desenvolvidos programas e projetos socioeducativos com ênfase em questões socioambientais, acessibilidade para pessoas com deficiência, cidadania e valorização social.

João Batista de Albuquerque Figueiredo

Lattes

Possui Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (2003). Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós Doutorado em Educação sobre Dialogicidade Freireana (PNPD – Capes – 2018). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal do Ceará e professor permanente do PPGE da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Popular Freireana e EA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, perspectiva eco-relacional, educação ambiental dialógica, educação popular e abordagem freireana.
$sComissão de auditoria e finanças

Comissão de auditoria e finanças

José Oswaldo Soares de Oliveira

Lattes

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Taubaté (1985. Aperfeiçoamento em Patrimônio Cultural pela Universidade de São Paulo (1985). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1991). Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1998). Pós Doutorado em Psicologia Socioambiental pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014). Atua desde 2002 como pesquisador do Laboratório de Psicologia Socioambiental e Intervenção, LAPSI-IP-USP. É pesquisador desde 2010 do Grupo de Estudos de Política Ambiental do Instituto de Estudos Avançados, IEA-USP.

Evandro Albiach Branco

Lattes

Pesquisador do Centro de Ciência do Sistema Terretre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Co-lider do LADIS – Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade do CCST/INPE. Co-Lider do PLANGEA – Grupo de Pesquisa Interinstitucional em Planejamento e Gestão Ambiental. Membro da Coordenação Científica do MonitoraEA- Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental. Membro da Secretaria Executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental.