Quanto vale?

Quanto Vale?

Primeira campanha de doação do FunBEA voltada à iniciativas de conservação da Mata Atlântica no Litoral Norte de São Paulo.

Quanto Vale? – Campanha de Doação do Litoral Norte de SP

Integra o Programa de Apoio Estratégico da Rede de Filantropia para a Justiça Social.

#DoarParaTransformar
#PoderParaAsComunidades
#SomarParaEnvolve
#FUNBEAEVC

Como doar?

As cotas de doação podem ser feitas diretamente pela conta bancária do FunBEA criada especificamente para esta campanha de doação, com uma metodologia de transparência sobre todas as movimentações. Balanços periódicos do recurso captado e como foi utilizado serão publicados aqui.

Se tornou um(a) doador(a)? Faça seu cadastro no link abaixo e receba todas as informações.

Formulário

Dúvida? Contate a nossa equipe de mobilização de recursos, através do e-mail: [email protected]

Dados Bancários

Banco do Brasil
Ag: 0715-3
Cc: 55999-7
PIX: [email protected]

Como doar?

As cotas de doação podem ser feitas diretamente pela conta bancária do FunBEA criada especificamente para esta campanha de doação, com uma metodologia de transparência sobre todas as movimentações. Balanços periódicos do recurso captado e como foi utilizado serão publicados aqui.

Se tornou um(a) doador(a)? Faça seu cadastro no link abaixo e receba todas as informações.

Formulário

Dúvida? Contate a nossa equipe de mobilização de recursos, através do e-mail: [email protected]

Dados Bancários

Banco do Brasil
Ag: 0715-3
Cc: 55999-7
PIX: [email protected]

Você investe no Fundo Brasileiro de Educação Ambiental,
que investe em iniciativas comunitárias que promovem a transformação social para uma sociedade mais igualitária e sustentável para todos!

O Litoral Norte de São Paulo é uma riqueza sem fim!

São mais de 40 mil hectares de Mata Atlântica distribuídos entre áreas de preservação (os parques estaduais) e áreas urbanizadas.
São as nascentes que brotam nas florestas que abastecem grande parte da população sudoeste brasileira, sem falar em todos os seus serviços ecossistêmicos, como regulagem do clima e biodiversidade.

Além desse tesouro natural, o Litoral Norte também abriga um tesouro histórico e cultural sem igual. Terras indígenas e de povos tradicionais, como os caiçaras e quilombolas, vestígios das origens brasileiras.

Mais do que nunca esse patrimônio nacional precisa ser valorizado.
Por isso, o FunBEA está iniciando o primeiro círculo de doadores do Litoral Norte de SP, com o objetivo de valorizar o trabalho de quem atua na conservação desta área.

Os movimentos socioambientais que atuam na região, são a resistência contra uma onda crescente de empreendimentos que de modo geral causam danos ao meio ambiente e à cultura local.

Se uma pessoa consegue gerar impacto, imagine um grupo! 

Muito comum em outros países e forte nos Estados Unidos, a cultura da doação nada mais é do que o reconhecimento da importância de compartilhar e apoiar causas sociais e ambientais. Ela pode se dar de forma individual, mas também a partir de um grupo de pessoas e empresas, que se reúnem com o propósito de colaborar para uma transformação social, e nesse caso, estamos falando da Filantropia comunitária. 

Aqui no Brasil estamos atuando no fortalecimento desta cultura da doação junto a outros Fundos, fomentando a filantropia comunitária através da nossa primeira campanha de doação do FunBEA. Outros exemplos desta causa são: o Fundo de Impacto para Justiça Social do ICOM (Instituto Comunitário Grande Florianópolis) – para garantir os direitos humanos e reduzir as iniquidades sociais na Grande Florianópolis e o Fundo Baobá, para equidade racial no Brasil.

É uma campanha para estabelecer doadores para fortalecer o trabalho de movimentos socioambientais na região do Litoral Norte de São Paulo, onde encontra-se uma faixa de Mata Atlântica de extrema importância ambiental.

A campanha pretende dar visibilidade para estes movimentos e suas iniciativas de conservação da natureza e cultura popular da região, estabelecendo uma forma de repasse financeiro para fortalecimento de suas atividades.

Esse é um projeto FunBEA, com apoio da Rede de Filantropia e Justiça Social e da Global Fund for Community Foundation.

As doações serão recebidas diretamente pelo FunBEA e repassadas aos movimentos sociais da região, que por sua vez, investem o recurso para os seus projetos e iniciativas.

Nesse círculo de investimento, os movimentos beneficiados engajam e potencializam suas comunidades no cuidado e conservação dos recursos naturais que garantem o futuro de todos!

Para garantir a transparência aos doadores e apoiados, todos os recursos serão operados em conta exclusiva e acesso público à movimentação financeira da Campanha.

Qualquer empresa, organização e/ou instituição que tenha a responsabilidade socioambiental como princípio e valor!

Para esta primeira campanha, que se estende até 2023, o FunBEA apoiará 3 movimentos socioambientais que atuam na região do Litoral Norte de São Paulo com ações de base comunitária, educação ambiental, cultura e arte.

Coletivo Educador de Bertioga, formado por pessoas e instituições que promovem encontros, formações, diálogos e intervenções socioambientais coletivas e participativas para dinamizar ações e propostas de educação socioambiental para sociedades sustentáveis.

O Coletivo Caiçara, espaço de luta pelos direitos, de conservação e divulgação da história e cultura caiçaras, nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilha Bela. Atualmente, o coletivo é composto por 51 famílias que atuam em diversas áreas, desde a pesca e das roças à preservação da memória caiçara.

O Escambau (São Sebastião) se define como um espaço cultural sustentável e autônomo, destinado a promover atividades que permitam, por meio da arte, cultura e da sustentabilidade, transformar a vida das pessoas. Produz ações culturais, artísticas, sociais, políticas e ambientais que integram a comunidade e constroem democraticamente uma identidade coletiva, com diversidade e liberdade de expressão.