Equipe Técnica

Semíramis Biasoli

Secretaria Executiva

Doutora em Ciências, com ênfase em Políticas Públicas de Educação Ambiental pelo PPGI Ecologia Aplicada pela ESALQ-USP, (2015) graduada em Ciências jurídicas pela PUCCAMP (1993), pós-graduada em Gestão Ambiental pela UNICAMP (2003). Membro da REPEA Rede Paulista de Educação Ambiental e Pesquisadora junto a OCA – laboratório de Educação e Política Ambiental, do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, em Piracicaba-SP. Trabalhou junto ao Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (2004/2008) exercendo a função de enraizadora para o Estado de São Paulo. É Secretária geral do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental desde 2010.

Bianca Limonge Avancini

Gestora de Projetos

Gestora de projetos e programas Sociais (Ink Inspira), Engenheira Florestal (ESALQ/USP) e Técnica em Meio Ambiente (ETB-Enfermap). Vinda de um ambiente de trabalho autogestionado, como Secretária Executiva e Educadora Ambiental do Curso de Especialização “Educação Ambiental e Transição para Sociedades Sustentáveis” (2019-2021). Acredita na força do coletivo e na valorização dos saberes tradicionais e populares. Acredita também que podemos nos fortalecer com ações educadoras ambientalistas, com viés crítico, como ação estruturante de uma sociedade mais justa, igualitária, equilibrada e sustentável, criando espaços de escuta, diálogo e de aprofundamento teórico.

Mirian Rother

Educadora Ambiental

Doutora em Ciências, pelo PPG Interunidades Ecologia Aplicada, ESALQ – CENA, USP (2016), linha de pesquisa Ambiente e Sociedade. Graduada em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1982), Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), linha de pequisa Educação em Ciências, com ênfase em Educação Ambiental. Tem experiência em docência de ensino superior na área de Comunicação Social, Educação, Educomunicação, Intervenções Educadoras Socioambientais e Gestão Ambiental Urbana.

Talitha Parlagreco

Mídias Sociais

Profissional com carreira na área de comunicação e marketing, com competência principalmente nos departamentos de mídias sociais, criação de conteúdo e planejamento estratégico de marketing. Realizou um projeto empreendedor com a fundação da Listo Estúdio. Morou no exterior por aproximadamente quatro anos, e teve oportunidades de trabalho em empresas multiculturais e multinacionais durante esse período. Possui conhecimento em tradução.

Ana Paula
Rodrigues de Castro

Administrativo

Profissional com ampla formação acadêmica, experiência diversificada e especialista nas áreas de Contabilidade, Auditoria e Controladoria. Iniciou sua carreira em empresas privadas nas áreas administrativas e de gestão de pessoas, contribuindo na resolução de problemas e melhorias de relacionamento e processos. Há mais de 04 anos atua diretamente nas áreas da Contabilidade.

ana Patrícia Arantes

Jornalista

Experiência na área de comunicação socioambiental em empresas, governo e organizações da sociedade civil. Trabalhos desenvolvidos em comunicação para empreendimentos de alto impacto ambiental, projetos e programas de recursos hídricos com coordenação de conteúdos para boletins, mídias sociais, Planos e Programas de Comunicação e Campanhas.

Ligia Ortega

Educadora Voluntária

Bacharel em Ciências Sociais – FFLCH da Universidade de São Paulo. Educadora da rede  pública e particular, no ensino fundamental II e Médio,  por 30 anos. Especialista em Educação Ambiental OCA/ESALQ/USP. Participante do Coletivo Educador Bertioga desde 2016 e educadora voluntária no FunBea, desde de 2020.

Mariane Lima de Souza

Educadora Ambiental

Formação em Biologia, graduada na Universidade Metodista de São Paulo (2010). Mestre em Biodiversidade vegetal e Meio ambiente, título obtido através do programa de pós-graduação da USP, no Instituto de Botânica do estado de São Paulo, onde também desenvolveu projetos em nível de iniciação científica (2009 – 2010) e treinamento técnico (2010 – 2011). Atua no campo da educação ambiental e mobilização social, desde 2017, junto ao FunBEA (Fundo brasileiro de educação ambiental) em diversos projetos na costa litorânea do Estado de São Paulo, como a Elaboração do Plano de Bacias hidrográficas do Comitê de bacias hidrográficas do Litoral Norte, construção dos Programas de Comunicação Social dos Comitês da Baixada Santista, Litoral Norte e Litoral Sul/Ribeira do Iguape e coordenando o projeto educação ambiental para conservação dos ecossistemas costeiros da Vertente Litorânea de São Paulo.

Grace Luzzi

Coordenadora de Conteúdo

Criativa, roteirista, produtora, com mestrado em Processos Audiovisuais pela ECA/USP (2014) e formada em Jornalismo pela PUCRS (2004). Desde 2013 é sócia da Zumbi Filmes, produtora independente atuando em todo o Brasil em serviços de produção para empresas estrangeiras no país, tais como HBO, Universal, Netflix, History Channel, National Geographic entre outras. Experiência em criação, desenvolvimento e coordenação de projetos audiovisuais e com equipe de criação pela TV Cultura e TV Rá Tim Bum. Relacionamento com produtoras independentes, aprovação de conteúdo, roteiro, programação e distribuição de conteúdo.

Larissa Ferreira

Pesquisadora

Mestranda em Educação (UFSCar). Gestora e Analista Ambiental (UFSCar). Bolsista do Programa Saberes da Rede Comuá, pesquisando nas temáticas de Filantropia Comunitária e Educação Ambiental. Possui experiências nas áreas de educação ambiental, projetos socioambientais e em metodologias participativas de trabalho em equipe. Educadora voluntária na equipe FunBEA desde 2021.

Fernanda Biasoli

Estagiária de Comunicação

Estudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estagiária de Jornalismo na Defensoria Pública da União (DPU) e Pesquisadora de Iniciação Científica em Comunicação Pública da Ciência pela UFSC. Tem experiência em coberturas de pautas socioambientais desde 2019.

Suelem Diniz

Estagiária de Comunicação

Baiana,comunicóloga, escritora e estudante de Relações Públicas (UNEB). Uma verdadeira apaixonada por design, branding, relacionamentos, marketing de influência e comunicação do terceiro setor. Idealizadora de projetos visando o combate ao racismo, representatividade negra, esporte e lazer para comunidades carentes.

Isabela Kojin

Consultora especialista
em EA

Educadora ambiental, é Doutora e Mestre em Ciências pelo Programa Interunidades em Ecologia Aplicada (USP) e Bacharel em Gestão Ambiental (Esalq/USP). Membro da Secretaria Executiva da ANPPEA – Articulação Nacional de Polícias Públicas de Educação Ambiental e pesquisadora da OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental (Esalq/USP). Foi uma das criadoras da Escola Popular da Natureza e atuou em diversos coletivos socioambientais

Rafaela Sotto

Analista de Projetos

Geógrafa, com experiência em Permacultura, Agroecologia, Educação Formal e Não formal. Contempladora da Natureza, amante da praia. Acredita que através da sabedoria de culturas ancestrais, decrescimento e filantropia comunitária podemos criar sociedades mais ecológicas e igualitárias.

Petra Jacobino

Mobilizadora Social

Mobilizadora social no projeto Comunidade Amiga do Rio, através do FunBEA, militante do meio ambiente, terapeuta holística e estudante de Gestão das Organizações do Terceiro Setor pelo EAD da Unicesumar.
Experiência prática e treinamento em educação ambiental, atuando aos finais de semana na entrada da cachoeira do Sertão de Cambury através do projeto Guardiões da Natureza, iniciativa da Rede Brotar, ao longo do ano de 2021. No ano de 2022 meu escritório foi a praia, onde atuei como Agente do Meio Ambiente através da ASCAM.