Conselho

O Fundo Brasileiro de Educação Ambiental – FunBEA é formado, desde a sua fundação em 2011, por Pesquisadores, Professores Universitários, Ministérios do Meio Ambiente e Educação, Estado, Municípios, empresas e diversos coletivos, especialmente a Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA). Até hoje, alguns fundadores ainda fazem parte do Conselho.

Secretaria Executiva

semiramis-biasoli

Semíramis Biasoli

Secretaria Executiva FunBEA

Advogada, Doutora em Ciências e Políticas Públicas de Educação Ambiental (ESALQ/USP). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental – OCA/ESALQ.
[email protected]

Conselho Deliberativo

Responsável pelas decisões legais do Fundo. Composto por 5 segmentos: Academia, Governo, Empresarial, Sociedade Civil e Educadores pessoas físicas.

Presidente e Vice-Presidente

Thaís Brianezi

Presidente do Conselho Deliberativo

Jornalista, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, doutora em Ciência Ambiental

Luiz Ferraro

Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia e Doutor em Desenvolvimento Sustentável

Conselheiras e Conselheiros

Isabel Carvalho

Conselheira Setor Acadêmico

Atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Econômicas BASE (RJ) nos anos 90. Foi consultora do Banco Mundial para análise dos Fundos Sociais e Ambientais no final dos anos 90. Trabalhou na assessoria de educação e agroecologia na EMATER-RS, em Porto Alegre, de 2001 a 2003. Atualmente atua como pesquisadora e professora universitária na UNIFESP.
Vivian Battaini Conselheira do FunBEA

Vivian Battaini

Conselheira Setor Acadêmico

Professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Doutora e Mestre em Ciências – Programa Ecologia Aplicada (ESALQ/CENA, 2017; 2011). Pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental, Oca (ESALQ, 2010 – 2012). Especialista em educação ambiental e recursos hídricos (USP/ São Carlos, 2010). Graduada em Ciências Biológicas (Unesp – Rio Claro, 2007).
Fabio Deboni conselheiro do FunBEA

Fábio Deboni da Silva

Conselheiro Setor Empresarial

Foi gerente-executivo do Instituto Sabin de 2011 a 2020 é o atual Diretor do Programa CAL-PSE, pela Aliança pela Biodiversidade/CIAT. Tem participado ativamente do engajamento de institutos e fundações no campo de negócios de impacto.

Guilherme Figueiredo

Conselheiro Setor Empresarial

Bacharel em Geografia pela Universidade de São Paulo, profissional com dezoito anos de atuação em projetos socioambientais. Atua como consultor, tanto para o setor privado como para organizações da sociedade civil, na formulação e operação de fundos socioambientais para a conservação ambiental e o desenvolvimento local sustentável.

Eliane Camilo

Conselheira Setor Governamental

Participante da coordenação e do curso Extensão em Educação Ambiental no âmbito do “Projeto Viabilizando a Utopia” – Coletivos Educadores Ambientais (CESCAR – Coletivos Educadores Ambientais de São Carlos, Araraquara e Região) pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos).

José Matarezi

Conselheiro Setor Não-Governamental

Loandense de nascimento, Curitibano de coração, Itajaiense por opção, sou um caminhante, um errante que brinca no “universo das imagens técnicas” – a fotografia; e deambula nos territórios do sensível e do inteligível pelo caminho da Arte-Educação-Ambiental por excelência e essência de ser e estar nesse mundo. A Ciência, a Arte e as Utopias Concretizáveis são nossa Potência de Ação! Sempre fui mais ligado à terra e motivado pelo que é diferente e desconhecido.

Heitor Queiroz de Medeiros

Conselheiro Setor Não-Governamental

Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande (MS), Doutorado em Ciências – Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) 2006. Mestrado em Ciência Ambiental, pela Universidade de São Paulo (USP) 1999. Ex-técnico do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) 2003-2008.

Amadeu José Montagnini Logarezzi

Conselheiro Setor Associados

Possui graduação em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1979), mestrado em ciência e tecnologia de polímeros pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em ciências físico-químicas pela Universidade de São Paulo (1991) e pós-doutorado em sociologia pela UFSCar (2015).

Comissão de Finanças e Auditoria

Responsável pelas análises e aprovações da contabilidade da Instituição.

Miriam Duailibi

Comissão de Finanças

Jornalista, escritora, educadora ambiental, especialista em educação para sustentabilidade, mudanças climáticas, alfabetização ecológica, ecodesign e gestão de organizações sociais. Presidente – Instituto ECOAR para Cidadania.

Flávia Thiemann

Comissão de Finanças

Educadora ambiental com doutorado e pós-doutorado na área, sócia fundadora e pesquisadora de uma pequena empresa, a Fubá Educação Ambiental. Sou membro da ONG APASC, uma das ONGs ambientalistas mais antigas do Brasil.

Sérgio Carvalho Caldas

Comissão de Finanças

Gestor financeiro, com experiência nas áreas de controladoria, auditoria e controle orçamentário. Apoio Organizações e Pequenos Negócios através de consultoria e gestão financeira que oferecem soluções criativas e acessíveis no campo das dinâmicas econômicas. Também atua como docente na UNOPAR – Universidade Norte do Paraná nos cursos de Administração, Ciência Contábeis e auxílio na concepção e desenvolvimento de projetos educacionais.

Conselho Consultivo

Formado por pessoas que atuam nas 5 regiões do Brasil com o compromisso de garantir a diversidade e capilaridade do FunBEA.

Alexandre Rossi

Professor Universitário e Pesquisador

Chalissa Wachholz

Graduada em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010).

Cláudia Coelho Santos

Bióloga, Mestre em Recursos Florestais e Doutora em Ecologia Aplicada

Denise Baena de Souza Segura

Bacharel em Ciências Sociais e Mestre em Educação pela USP

Eda Terezinha de Oliveira Tassara

Professora Emérita Titular do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho do Instituto de Psicologia da USP

Erika Sanchez Saez

Diretora executiva do Instituto ACP – com foco no fortalecimento da sociedade civil no Brasil

Haydée Torres de Oliveira

Bióloga. Professora Sênior do Departamento de Ciências Ambientais da UFSCAR. Coordenadora do Laboratório de Educação Ambiental – USP

João Batista de Albuquerque Figueiredo

Professor, Doutor em Ciências pela UFSCAR e Pós doutor em Educação pela UFSC

Liane Biehl Printes

Bióloga, Mestre em Ecologia e Doutora em Biologia Animal

Mahryan Sampaio

Embaixadora da ONU, ativista, acadêmica e palestrante

Maria Henriqueta Andrade Raymundo

Bióloga, Mestre em Recursos Florestais

Mariana Rico

Comunicadora Social, Mestre em Sustentabilidade

Marilena Loureiro da Silva

Pedagoga, Mestre em Planejamento do Desenvolvimento, Doutora em Desenvolvimento Sustentável no Trópico Úmido NAEA-UFPA

Maria Izabel Toro

Gerente de Investimento Social na RD RaiaDrogasil S/A

Moema Viezzer

Graduação em Belas Artes, especialista em Cooperação Técnica Internacional pela USP e Mestre em Ciências Sociais – PUC/SP

Nelton Friedrich

Advogado e ex-Deputado Federal (PDT)

Thais Ferraresi Pereira

Graduada em Direito, Pós graduada em Gestão Pública e em Gerenciamento de Recursos Ambientais

Raquel Trajber

Doutora em Antropologia e Linguística – Purdue University, EUA