O mapeamento vai conhecer as iniciativas de reparação socioambiental do litoral norte de São Paulo. Imagem: Ed Davies.

Por Ana Patrícia Arantes

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental em parceria com a Rede de Educação para Redução de Riscos e Desastres do Litoral Norte (ERRD -LN) deu início, no dia 21 de agosto, ao mapeamento de movimentos, organizações sociais, coletivos e iniciativas para compreender melhor o cenário da reparação e redução de riscos e desastres no litoral norte de São Paulo.

Para cadastrar sua iniciativa no mapeamento é necessário preencher o formulário de mapeamento de iniciativas que está disponível no site da ERRD-LN.

Além de diagnosticar ações de prevenção, recuperação e mitigação dos riscos na região, o mapeamento também irá apoiar a escolha das iniciativas que serão fortalecidas por meio da Campanha Quanto Vale? Pela Reparação, Restauração e Regeneração do Litoral Norte de São Paulo.

A Campanha que está em sua segunda edição, tem o foco de apoiar iniciativas nos bairros mais atingidos, situados no município de São Sebastião. Qualquer pessoa, física ou jurídica pode contribuir com a doação de recursos para a realização dos apoios. As doações podem ser realizadas pelo site do FunBEA e também por cotas de patrocínio através do e-mail [email protected].

“Temos atuado com transparência e principalmente com a lógica de repassar o recurso para o que já acontece no território, com aportes de até R$ 20 mil. Acreditamos no potencial de quem está e vivencia a base e a realidade da comunidade, Esse é o diferencial do processo de doação pautado na filantropia comunitária”, esclarece Semíramis.

Além da fragilidade das comunidades tem também os fenômenos climáticos cada vez mais intensos e que colocam a região em situação de alerta. No momento os efeitos do fenômeno El Niño e a temperatura das águas do oceano Pacífico Equatorial ficam mais quentes do que sua média histórica, ocasionando mudanças globais nos padrões de circulação atmosférica.

“Os efeitos desta mudança são aumentos de extremos climáticos de temperatura e precipitação em todo país, acarretando forte chuvas ou altas temperaturas em nossa região do litoral norte de São Paulo”, explica Allan Yu, engenheiro ambiental, representante da ERRD-LN.

Para as iniciativas que pretendem concorrer ao apoio da Campanha Quanto Vale? Pela Reparação, Restauração e Regeneração do Litoral Norte, o prazo de inscrição é até 30 de setembro de 2023. Após este prazo, será realizado o processo de avaliação das propostas para escolha dos apoiados.

Porém o mapeamento permanecerá aberto com o foco em dar continuidade ao diagnóstico da Rede de Educação para Redução de Riscos e Desastres do Litoral Norte – ERRD-LN. “Estamos em um momento de urgência e conhecermos as iniciativas que permitam ações de prevenção, recuperação e mitigação dos riscos de desastres na região são de fundamental importância” ressalta Allan Yu.

Participem ! Façam parte deste movimento para evitar o que poderia ser evitável!

#doarpratransformar

# poderparacomunidades

# filantropiaquetransforma

Informações Adicionais:

link para doações pelo site : https://www.funbea.org.br/quanto-vale/

link para preenchimento do formulário para participar da chamada: https://redeerrdln.weebly.com/to-no-mapa-rede-errdln.html

Deixe um Comentário