Programação

PROGRAMAÇÃO 19 de março

9h

Credenciamento e informações sobre o evento

9h30 às 12h30

Café Compartilha

Temas das mesas

1. Água doce – proteção das nascentes e restauração florestal

Eduardo Gusson – NACE PTECA – Núcleo de Apoio à Cultura e
Extensão em Educação Ambiental da USP
Facilitadora: Mariane Lima

2. Educação Ambiental e Comunicação

REABS: Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista
Facilitadora: Vivian Battaini

3. Poluição Difusa, lixo nos oceanos e resíduos sólidos

Marcos Libório – Secretário de Meio Ambiente de Santos
Sylis Paes – Presidente da Ong ECOPHALT

9h30 às 12h30

Financiamento de projetos Fehidro/ MROSC Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Coordenadoria de Recursos Hídricos
Renato Santos de Azevedo – Advogado, especialista em MROSC
Semíramis Biasoli – Cecretária Geral do FunBEA

Programação Paralela

Exposição Vida sobre Vigas

“Vida Sobre Vigas” traz fotos de Didi Duarte, morador do Bairro Jardim São Manoel, em Santos. Didi, cresceu neste conglomerado, onde o mangue deu lugar a comunidades que vivem em casas sustentadas por vigas de madeiras. Sem saneamento básico, sem água potável disponível para a grande maioria das famílias, o lugar reflete um dos maiores problemas socioambientais do Brasil: a desigualdade e a injustiça social.

14h às 14h30 e 16 às 16h30

Sessão de Cinema Infantil (Abuela Grillo +Amigo Rio)

Abuela Grillo

Baseada em uma lenda milenar do povo boliviano Ayoreo, a animação, de forma lúdica e sutil, mostra o tamanho valor que a água tem em nossas vidas, assim como a luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza.
Direção: Denis Chapon

Amigo Rio

Amigos se encontram na beira de um rio para pescar, mas eles tem uma grande surpresa com a pescaria.
Direção: Ed Davies

15h às 16h

Show OssoBanda

A OssoBanda surgiu como um grupo que queria contar histórias, mas que criou tantas canções para suas histórias que decidiu se transformar em uma banda!As músicas viraram um CD que acabou levando a OssoBanda a muitos lugares. Até em Festival de Rock a OssoBanda chegou! E foi por causa dessa característica “rock and roll” do seu som, que surgiu o nome OssoBanda. Uma banda que faz ‘balançar o esqueleto’!

14h30 às 15h30

Mesa de Abertura: Governança da Água

Marcos Sorrentino – um dos principais pesquisadores do Brasil na área de Educação Ambiental, é professor livre docente e coordenador do laboratório Oca de Educação e Política Ambiental da Esalq/Usp, foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e assessor do Ministro da Educação para a construção da política ambiental do MEC, é conselheiro do FunBEA.
Ricardo Oi – engenheiro do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica e Secretário adjunto do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista
Mediação: Semíramis Biasoli – coordenadora do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental

15h30 às 18h

Mesa: intrusão salina e mudanças climáticas: interface entre rio e mar

Oleg Bokhonok Pesquisador do Laboratório de Geofísica Aplicada à Exploração de Petróleo, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas (IPECI) da UNISANTOS, desenvolve projeto sobre a disponibilidade hídrica na Baixada Santista.
José Carlos de Melo Bernardino – Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Coordenador da Área de Modelação Hidráulica da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica. Realiza pesquisas nos temas de Recuperação e Proteção de Cursos d’Água, Estudos Hidrológicos.
Pilar Carolina Villar – Professora de Direito Ambiental, Gerenciamento de Recursos Hídricos e Perícia e Auditoria Ambiental na UNIFESP. Advogada, mestre e doutora em Ciência Ambiental e pós-Doutoranda do Instituto de Geociências (USP). Consultora da Organização dos Estados Americanos, tutora da Fundação Parque Tecnológico Itaipu, professora substituta na UFSCar e EACH/USP e colaboradora da Agência Nacional de Águas.

PROGRAMAÇÃO 20 de março

9h

Credenciamento e informações sobre o evento

9h às 12h30

Mesa: Saneamento Já!

Apresentação do mini documentário “Os invasores?” da Zumbi Filmes

Um retrato sobre o cotidiano em uma das comunidades do maior conglomerado urbano de palafitas da América Latina.
Direção: Ed Davies
Argumento e Produção: Grace Luzzi

Dra. Flavia Maria Gonçalves e Dra. Almachia Zwarg Acerbi – Promotoras de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo – GAEMA-BS
Didi Duarte – Presidente da Sociedade Melhoramentos Jd. São Manoel
Alberto Pereira Mourão – Prefeito de Praia Grande e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista
Eduardo da Silva Santos – Engenheiro da Sabesp
Mediação: Fabio Delmanto – Advogado, formado em mediação e conciliação de conflitos pelo tjsp

14h às 16h

Dinâmica Vozes do Pacto

Espaço aberto com blocos temáticos

14h às 17h

Construção do
Pacto pelas Águas
da Baixada Santista

 

15h às 17h

Sessão de Cinema Adulto (DETOX SP, Elemento Rio e Água, elemento que nos une)

DETOX SP 60 minutos

Um filme sobre um novo olhar a respeito da nossa relação com as águas. O que as águas e os rios dizem sobre nós? DETOX SP sugere uma mudança em nós e consequentemente em nossos rios e nossas cidades.
Direção: Felipe Kurc, Rodolfo Amaral

Curtas produzidos pelos alunos do Programa de Comunicação do CBH- BS

Elemento Rio 3:52 min

Sinopse: Um passeio reflexivo pelos caminhos do rio até o mar.
Direção: Lucas Harder

Água, elemento que nos une 6:45 min

Sinopse: A experiência de um jovem que nasceu e vive na comunidade tradicional caiçara da Barra do Una (Peruíbe) sobre a preservação das nascentes e cuidado com as águas.
Direção coletiva dos alunos do Programa de Comunicação do CBH BS

18h às 19h

Teatro: De gota em gota é o Fim

Produzida pelo Coletivo Mosaico de Teatro e direção de Alvaro Fernandes, a peça traz no roteiro, uma sociedade que convive com a crise hídrica de diferentes formas. No decorrer do enredo os personagens vão fazendo suas escolhas e estas comprometem todo o Planeta, chamado “Capela”. Ao mesmo tempo deixamos alguns recados, enquanto os personagens jogam reflexões para o público.

STANDS

Gremar

Atuam no monitoramento ambiental, resgate e reabilitação de animais marinhos, além de realizar ações de educação ambiental visando promover a conservação marinha e costeira e a sustentabilidade das futuras gerações.

Ecomov

Transmite os valores da relação entre o indivíduo e seu ambiente, sua interação, responsabilidade e lazer didático e educativo. Tem como missão aproximar as pessoas, empresas, escolas, poder público pela promoção em defesa do meio ambiente e educação ambiental estimulando voluntariado como ferramenta de produção e realização dos nossos projetos.

Movimento popular Salve o rio Itapanhaú

Movimento popular de luta contra a transposição do Rio Itapanhaú

Projeto Albatroz

Albatrozes são aves marinhas migratórias e passam a maior parte de sua vida em alto mar, onde interagem com a pesca de espinhel. O alvo desta técnica de pesca industrial são peixes grandes como o atum. Sem intenção, a pescaria pode fisgar também albatrozes e petréis. Reduzir esta captura incidental é a maior missão do Projeto Albatroz.

Greenpeace Bertioga

Tem como missão garantir a capacidade da Terra de nutrir a vida em toda a sua diversidade. Isso significa que pretendem: proteger a biodiversidade em todas as suas formas; prevenir a poluição do ar, das águas e da terra; acabar com a ameaça nuclear e enfrentar as mudanças climáticas; promover a paz, o desarmamento global e a não-violência.