Conexão Funbea

Rede De Fomento a Educação Ambiental

Em outubro de 2020 o FunBEA iniciou a articulação chamada CONEXÃO FunBEA. A iniciativa tem o propósito de ampliar a atuação do FunBEA no Brasil enquanto fundo financiador da educação ambiental. A proposta é constituir parceiros(as) locais nas distintas regiões do Brasil, para ações relacionadas a divulgação, apoio, formação, direcionamento de recursos financeiros, seleção, monitoramento e avaliação de projetos.

Identificação de Parceiros

Na primeira etapa foi aplicado um questionário, visando identificar os parceiros e suas expertises. Constatou-se a dificuldade de acesso às fontes de financiamentos para projetos de Educação Ambiental e a maioria nunca acessou fundos públicos, privados ou internacionais. Entre os desafios para acessá-los estão: os editais não contemplam projetos de Educação Ambiental, burocracia excessiva e o tempo para a elaboração da proposta.

Além deste dado, o questionário aponta qual localidade do(a) respondente, se é pessoa física ou jurídica, além de oferecer um convite às instituições/educadores de contribuir com um artigo sobre o tema financiamento para uma futura publicação que o FunBEA está organizando.

Perfil da Pesquisa

Quanto ao perfil de quem respondeu o questionário, foram em sua maioria educadores ambientais não vinculados às Instituições. Em relação aos locais de atuação, o estado de São Paulo ficou em primeiro lugar, seguido de Minas Gerais , Maranhão, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Rio Grande do Norte. O que reforça o desafio do FunBEA de se capilarizar também nas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do país.

.

Uma Iniciativa FunBEA

Segundo Semíramis Biasoli, Secretária Geral do FunBEA, é importante para nós, a confirmação com os parceiros, sobre essa necessidade de recursos para projetos de Educação Ambiental no Brasil. “Além de buscar fontes de financiamento para fomentar (ou apoiar) as instituições, coletivos, educadores, educadoras e movimentos que trabalham com Educação Ambiental, o FunBEA tem como missão, integrar formações que qualifiquem buscando a popularização de uma educação ambiental crítica, que estimule a ação junto com a reflexão sobre a realidade, sempre atenta e conectadas às políticas públicas”, declara.

A proposta do mapeamento continua e constitui um movimento permanente de engajamento e ampliação de parcerias. O FunBEA disponibiliza o questionário no site para quem quiser participar e este ano iniciará uma articulação com as CIEAS – Comissão Interestadual de Educação Ambiental de todo o Brasil.

Saiba mais sobre o Conexão FunBEA aqui!

Para falar conosco:

[email protected]

www.funbea.org.br

Acompanhe nossas redes sociais

Instagram https://www.instagram.com/fundobrasileiroea/

Facebook https://www.facebook.com/funbeabrasil/

Youtube https://www.youtube.com/channel/UCu5JGsQruFdC238S21a2Uug

Deixe um Comentário