PARCEIROS

O FunBEA acredita na sinergia entre pessoas, governo, organizações sociais, movimentos locais para realizar a Educação Ambiental em todo o território brasileiro e para fortalecer as estratégias de atuação possui parcerias com importantes instituições.

A OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental foi uma das instituições que participou da criação do FunBEA, e juntos realizamos atividades e iniciativas inovadoras de Educação Ambiental. Trata-se de   um importante espaço público que promove o pensar e o agir na transição para sociedades sustentáveis. Ela se localiza  no Campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, em Piracicaba, interior do Estado de São Paulo.

Nas suas propostas participativas, governos, empresas, instituições e demais interessados na transição para sociedades sustentáveis desenvolvem programas de Educação Ambiental, diagnósticos participativos, cursos de capacitação e especialização, palestras, oficinas, elaboração de materiais didáticos e propostas de centros de educação.

Visite o site

O Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão Universitária em Educação e Conservação Ambiental (NACE-PTECA), da Universidade de São Paulo, atua na construção de conhecimentos e práticas de educação, conservação e manejo sustentável da agrobiodiversidade. Ele é formado por pesquisadores, profissionais e estudantes, sediado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, em Piracicaba.

As experiências acumuladas pelo Programa PTECA ao longo 10 anos em projetos de caráter interdisciplinar, aumentaram a percepção da necessidade de uma atuação cada vez mais integrada e conjunta nas questões ambientais e sociais que envolvem os projetos. FunBEA e NACE-PTECA formam a primeira parceria para a construção do Plano de Recuperação Florestal na bacia hidrográfica da Baixada Santista, litoral de São Paulo.

Visite o site

O CCST _ Centro de Ciências do Sistema Terrestre do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais gera conhecimentos interdisciplinares para a redução dos impactos ambientais no Brasil e no mundo com informações técnico científicas de qualidade para orientar políticas públicas de mitigação e adaptação às mudanças ambientais globais. FunBEA e CCST integram ações na criação do Sistema Brasileiro de Monitoramento de Políticas Públicas de Educação Ambiental, no qual estão desde 2016 atuando na construção da Plataforma MonioraEA para avaliar e monitorar políticas públicas de Educação Ambiental no Brasil.

Visite o site

A ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, nasceu em 2015 com a missão de monitorar e avaliar políticas públicas de educação ambiental, e a partir de um processo participativo construiu indicadores para projetos e programas de Educação Ambiental. Ela surgiu do ObservEA, uma rede de parceiros criada pelo FunBEA.

Após três anos de diálogos em diferentes territórios com diversas instituições, gestores públicos, universidades, coletivos entre outros, foi possível criar os Indicadores de Educação Ambiental. Isso possibilitou o nascimento, em 2019, da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental, com os objetivos de cadastrar, monitorar e propiciar análises espaciais por meio destes indicadores.

A composição da ANPPEA também conta com parcerias de peso como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST), laboratório Oca de Educação e Política Ambiental, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (OCA /ESALQ/USP) e os Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente (MMA).
São diversos os atores que atuam com políticas públicas de educação ambiental e que por meio da aplicação dos indicadores podem avaliar e monitorar estas políticas. Se você atua com políticas públicas e quer aplicar os indicadores, clique aqui.

Se quiser outras informações como processos formativos, inserção da política na Plataforma MonitoraEA mande um e-mail para [email protected]

Visite o site