Por Ana Patrícia Arantes

 

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental em parceria com a Rede de Educação para Redução de Riscos e Desastres do Litoral Norte  (ERRD -LN) concluiu no dia 30 de setembro passado, o primeiro , mapeamento de movimentos, organizações sociais, coletivos e iniciativas  que atuam para a  reparação e redução de riscos e desastres no litoral norte de São Paulo.

O processo teve a inscrição de 38 iniciativas que atuam em eixo como meio ambiente e restauração ambiental, resiliência e educação climática, economia local, saúde ambiental e potencialização de lideranças mulheres, comunicação e cultura. O Círculo Territorial é uma articulação com mais de 20 instituições que além do mapeamento das iniciativas locais, está construindo um plano de ação para atuar com comunicação comunitária, formações para comunidades e mobilização de recursos para apoios dessas iniciativas. O propósito do FunBEA é o de atuar por meio de parceiros locais que potencializam os recursos mobilizados (financeiros e não financeiros), efetivando seus resultados e impactos em comunidades e territórios nos quais esses recursos, pelos meios convencionais de financiamento, dificilmente chegariam em comunidades em estado de vulnerabilidade e em iniciativas locais. Dentro do Círculo ainda o FunBEA está à frente da mobilização de recursos por meio da Campanha Quanto Vale? Pela Reparação, Restauração e Regeneração do Litoral Norte de São Paulo.

Todas essas ações estão sob o olhar da filantropia comunitária, um mecanismo de mobilizar recursosque é garante  os direitos as populações mais vulneráveis como indígenas, quilombolas, movimentos negros, mulheres, lgbtqiapn+ e comunidades tradicionais, colocar em pauta suas demandas e reais necessidades para receberem recursos (sejam financeiros e não financeiros). Para Allan Yu, engenheiro ambiental, representante da ERRD-LN as diretrizes de ação e apoio constituídas pelo Círculo Territorial pela Reparação do LN trazem o olhar da  prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação socioambiental da região. ara Angélica Bustamante,  representante do ICC – Instituto de Conservação Costeira, que também é membro desta articulação de atores sociais, é muito importante que as iniciativas recebam também apoio institucional e aprimoramento.  Representantes do Movimento União dos Atingidos reforçaram a urgência territorial em formação política e geração de renda. “ Estamos em um território onde as informações se perdem e são muitas as lideranças mulheres que não conseguem estar em todos os lugares pois trabalham e criam seus filhos”, declara a líder comunitária Nega Rose.

A Campanha Quanto Vale o LN de SP? estará com a rodada 2023/24  aberta para receber recursos até o próximo mês de abril, tendo o objetivo de destinar esse recurso para apoiar  as iniciativas mapeadas. Qualquer pessoa, jurídica e física  pode participar  com repasse de recursos em forma de doações e outros mecanismos, como patrocínio e outros mecanismos de incentivos.  Doações diretas podem ser realizadas pela plataforma de campanha no site do FunBEA ou por cotas de patrocínio através do e-mail [email protected].

“Além de realizar apoio financeiro, nosso objetivo como fundo de educação ambiental crítica é o caráter formador, que é o  acompanhamento das iniciativas e o fortalecimento  do Círculo Territorial, que  exercita no Brasil uma nova forma de se fazer doações”, declara Semíramis Biasoli , secretária geral do FunBEA.

A próxima etapa é a análise das iniciativas inscritas, que devem ser contempladas até março de 2024 com recursos diretos e indiretos.   O recurso indireto se constitui especialmente em qualificação das propostas, fortalecimento dos coletivos e movimentos proponentes, acompanhamento e desenvolvimento das iniciativas no território.

Além disso, o Círculo está preparando ações de comunicação trazendo informações de interesse social para todas as comunidades atingidas da região, como alertas para desastres naturais, bem como informações sobre habitação digna.

 

Participe! Faça parte deste movimento pela reparação, restauração e regeneração do LN de SP!!

#doarpratransformar

# poderparacomunidades

# filantropiaquetransforma

 

Informações Adicionais:

link para doações pelo site : https://www.funbea.org.br/quanto-vale/

e-mail para empresas que queiram conhecer as cotas de patrocínio: [email protected]

Deixe um Comentário