Proteção das águas

No Litoral de São Paulo, onde estão os maiores remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, existem grandes desafios no acesso ao saneamento básico e à proteção das águas doces. Escolhemos como estratégia de atuação a participação social através do recorte territorial pela divisão de rios e afluentes, ou seja, as bacias hidrográficas localizadas no litoral do Estado de São Paulo.

Atuamos em toda a costa litorânea do estado de São Paulo.

Proteção das águas

No Litoral de São Paulo, onde estão os maiores remanescentes de Mata Atlântica do Brasil, existem grandes desafios no acesso ao saneamento básico e à proteção das águas. Escolhemos como estratégia de atuação a participação social através do recorte territorial pela divisão de rios e afluentes, ou seja, as bacias hidrográficas localizadas no litoral do Estado de São Paulo.

Atuamos em toda a costa litorânea do estado de São Paulo.

SANEAMENTO BÁSICO

A situação de acesso ao saneamento básico na região da Mata Atlântica brasileira é considerada crítica. Estima-se que mais de 100 mil pessoas vivem em situações de moradia precária sem acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto. Além disso, existe uma forte pressão industrial e imobiliária em uma região cercada dos principais mananciais e fonte de água doce no Estado de SP. Neste cenário, o FunBEA tem atuado com projetos de engajamento popular para a defesa do meio ambiente através de fóruns públicos, campanhas e valorização das políticas públicas socioambientais, em ações de educação ambiental e mobilização social no saneamento. FOTO: Palafitas sobre as águas na Baixada Santista, São Paulo. 

SOLUÇÕES ECOLÓGICAS

Encontrar caminhos para enfrentar a situação crítica de saneamento no Litoral Norte de SP, área predominantemente formada pela Mata Atlântica brasileira, é um dos desafios do FunBEA. Acreditando nas alternativas sustentáveis como caminho para uma sociedade em equilíbrio, temos desenvolvido projetos de formação e mobilização social para implementação de sistemas como a BET (Bacia de Evapotranspiração). Com capacitação de mão de obra, desenvolvimento crítico e multiplicador, o FunBEA acredita em educação ambiental que põe a mão na massa e transforma. FOTO: Oficina na praia de Cambury,  litoral de São Paulo.

Gestão das águas

Em espaços de diálogos conhecidos como Comitê de Bacias Hidrográficas, envolvemos líderes comunitários, movimentos sociais e governo nos processos educadores ambientalistas. Estruturamos ações de educação ambiental e comunicação na gestão destes Comitês. FOTO: Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista. 

Comunicação para preservação

Lideranças, movimentos sociais e instituições participam de processos formativos sobre águas. O ponto de partida é o diagnóstico do território. Ações em campo com o  foco na  Educação Ambiental e na Comunicação.

A campanha #SaneamentoJá nasceu de um processo de educação ambiental na praia de Maresias, São Sebastião/SP. O vídeo foi um grito de alerta sobre a situação alarmante do saneamento básico na região do Litoral Norte de São Paulo, que apresenta o menor percentual de coleta e tratamento de esgoto do Estado.

Vídeo produzido com instituições no litoral norte de São Paulo.

Proteção de nascentes

Os processos formativos que o FunBEA desenvolve visam contribuir para o fortalecimento da potência de ação dos atores e instituições em seus territórios. Neste sentido, nossa equipe se propõe a formar agentes multiplicadores e parceiros para o cuidado com as águas no litoral de São Paulo. FOTO: Rios da Baixada Santista, São Paulo. 

Comunidades tradicionais

Pela experiência na imersão em diferentes territórios, desde os grandes centros até as comunidades mais tradicionais, o FunBEA envolveu as instituições em produções de filmes  educomunicativos que incentivam a autogestão da água.

O vídeo “Água, elemento que nos une” mostra como Bruno, um jovem que vive em  uma comunidade tradicional da reserva ecológica Juréia Itatins, considerada a Amazônia Paulista, cuida da sua própria nascente.

Vídeo produzido na comunidade da Barra do Una, litoral Sul de São Paulo.