Educomunicação

A Educomunicação Socioambiental é um campo do conhecimento que envolve um conjunto de ações e valores que correspondem à dimensão pedagógica dos processos comunicativos socioambientais, marcados pelo dialogismo, pela participação e pelo trabalho coletivo. Aproximando, desta forma, o campo da educação ambiental à perspectiva de uma comunicação popular educadora, autonomista e democrática.

Buscamos em nossos projetos a experiência de equipes multidisciplinares, mesclando expertises de educomunicadores jornalistas, diretores audiovisuais, biólogos, educadores ambientais e pesquisadores de políticas públicas. Desafiamos as instituições para construírem, de forma participativa, materiais de comunicação, baseados em seus territórios e nas políticas de suas comunidades.

Os processos de formação que o Fundo Brasileiro de Educação Ambiental trabalhar tem o foco na transformação do coletivo para sociedades sustentáveis.

Durante os eventos Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista, foram realizadas oficinas para a construção da identidade visual do evento, bem como ação clean up de praia, oficina de escultura e animação stop motion. O objetivo, promover o encontro intergeracional da sociedade para discutir sobre as questões relacionadas ao cuidado das águas. Através das oficinas e da educomunicação, transformamos o lixo recolhido de praia em arte, e a arte, em mensagens e alternativas para mudanças de comportamentos.

PRODUÇÃO COLABORATIVA DE CURTAS METRAGEM 

No Programa de Comunicação Social do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (2018), as instituições que participaram das oficinas produziram curtas metragens mostrando os seus territórios. Um dos trabalhos foi o vencedor da categoria documentário no  Green Nation – Festival (2018).