Conexão Vertente Litorânea

Educação Ambiental nos Ecossistemas Costeiros da Vertente Litorânea do Estado de SP

Nas últimas décadas, os esforços de conservação se concentraram prioritariamente na proteção dos ecossistemas terrestres, entre outras razões, porque os impactos sobre tais ambientes eram mais facilmente observáveis. No entanto, de forma silenciosa, zonas costeiras, mares e oceanos de todo o mundo também sofriam os efeitos da expansão da ocupação e dos usos humanos.

A Zona Costeira constitui uma região de transição ecológica, desempenhando importante papel no desenvolvimento e reprodução de várias espécies e nas trocas genéticas que ocorrem entre os ecossistemas terrestres e marinhos.

No projeto Ecossistemas Costeiros, o FunBEA atua com a formação em educação ambiental de Instituições que atuam diretamente com esta temática na Vertente Litorânea do Estado de São Paulo.

Ainda em desenvolvimento, o projeto prevê a realização de um mapa virtual ligando as instituições; a instalações de obras artísticas em pontos estratégicos de toda a costa de São Paulo (remanescente da Mata Atlântica), com QR Codes que direciona para página do projeto. O projeto prevê ainda a produção de um documentário em Realidade Virtual (VR) para auxiliar os processos educativos em eventos culturais e sociais nas principais cidades da costa litorânea paulista.