MonitoraEA

O MonitoraEA – Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental é um projeto conduzido pela ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental. O LADIS compõe a coordenação científica e a secretaria executiva da ANPPEA, em parceira com a OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP e o FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental.

O projeto do MonitoraEA teve seu início em 2016, partindo de um amplo processo participativo, capilarizado nas 5 regiões do Brasil em diálogos com educadoras/es ambientais, gestores públicos, pesquisadores/as, professoras/es e outros profissionais do campo da Educação Ambiental, na perspectiva das políticas públicas. O projeto segue em desenvolvimento, a partir de etapas de formação nos territórios e consolidação da plataforma e dos próprios indicadores.

Financiamento da Educação Ambiental no Brasil

Plataforma MonitoraEA e a realização de processos formativos nas cinco regiões do país com educadores, gestores públicos, redes, comissões de educação ambiental entre outros.

Na Plataforma MonitoraEA é possível por meio de indicadores integrar, avaliar e monitorar as políticas de Educação Ambiental no território brasileiro. Ela pode ser utilizada por gestores públicos, educadores, redes, pesquisadores, comitês de bacias, unidades de conservação, entre outros segmentos da sociedade que implementam políticas públicas na área de Educação Ambiental.