Programa Água

Programa Clima

Programa Conservação da Biodiversidade

Programa Agroecologia

Programa
Saúde Ambiental

Programa Saúde Ambiental

Os problemas de saúde ambiental da América Latina envolvem tanto necessidades não atendidas, como por exemplo, saneamento básico, quanto necessidades crescentes de proteção ambiental, que têm se tornado mais graves devido à urbanização intensiva em um entorno caracterizado por um desenvolvimento econômico desenfreado. Essa temática é direcionada à prevenção de doenças e melhoria da saúde nos ambientes.

O Programa Saúde Ambiental do FunBEA visa articular a questão da saúde com temas ambientais importantes e urgentes como as mudanças climáticas, o uso de agrotóxicos, poluição do ar e da água, que causam, entre muitos impactos, internações e óbitos relacionados com doenças respiratórias e cardíacas. Buscamos o fortalecimento e criação de políticas públicas do ambiente urbano e rural caminhando para sociedades mais sustentáveis e resilientes.

Trabalhamos com o conceito de Saúde Única, ou seja, a saúde humana, saúde animal e saúde do ambiente precisam ser consideradas de forma unificada, conectando as respectivas áreas de conhecimento e setores sociais envolvidos.

Assim, as interfaces e contribuições da EA com a Saúde Ambiental se ancoram no campo de estudos e práticas que envolvem: degradação ambiental, desigualdade social e pandemias, ancoradas no modo de produção e consumo insustentável para os recursos naturais.