Programa Água

Programa Clima

Programa Conservação da Biodiversidade

Programa Agroecologia

Programa
Saúde Ambiental

Programa Agroecologia

Diante do quadro insustentável de emergência climática e pandemia mundial, os organismos internacionais têm alertado sobre o agravamento da fome e dos conflitos sociais. Além disso, no Brasil, o sistema hegemônico que expressa os mais diferentes tipos de destruição (dos territórios, da natureza e da saúde das pessoas) é o agronegócio. É esse sistema alimentar de produção industrial que determina os rumos das políticas públicas e que domina também os processos econômicos da agricultura atual.

Entretanto, o que observamos em distintos territórios do país, é a construção de propostas sustentáveis de sistemas alimentares, que trazem a agroecologia como estratégia de enfrentamento do modelo de produção da agricultura capitalista Reconhecemos a importância da produção agroecológica para gerar trabalho e renda, fortalecer a saúde, a soberania alimentar, a sustentabilidade e resiliência das nações.

O Programa Agroecologia tem como desafio enfrentar a emergência criada pela gestão necropolítica da pandemia de Covid 19 no Brasil, quando cerca de 19 milhões de pessoas passam fome e mais de 116 milhões convivem com algum grau de insegurança alimentar. Além de fomentar valores e princípios como solidariedade, sustentabilidade, justiça social e democracia econômica.

Referendamos importante movimento: Articulação Nacional de Agroecologia como referência.

Iniciativas do programa

Universidade
e o campo

Fórum Popular
da Natureza

Agroecologizar Territórios