Mapa Costeiro de Educação Ambiental e Realidade Virtual

De forma silenciosa, zonas costeiras, mares e oceanos inseridos na Mata Atlântica brasileira sofrem os efeitos da ocupação humana. Comunidades locais e reservas ambientais lutam para preservar o litoral de São Paulo, com seus manguezais, águas e espécies consideradas hotspot, tendo os mais altos níveis de biodiversidade da Terra.

O Mapa Conexão Vertente Litorânea conecta diferentes ações de Educação Ambiental da costa litorânea de SP, com o objetivo de sensibilizar, disseminar informações e promover o sentimento de pertencimento ao território aos diversos públicos que interagem com os ambientes costeiros.

A proposta nasceu através da parceria com 31 instituições nas áreas marinhas preservadas: organizações sociais, educadores e educadoras ambientais, reservas ecológicas e comunidades tradicionais em mais de 6 meses de encontros e diálogos. O projeto contou ainda com grafites artísticos em pontos de turismo da costa paulista e a realização de um documentário em realidade virtual 360 graus mostrando as 3 regiões costeiras do Estado de São Paulo e suas questões de preservação ambiental.

A plataforma segue aberta e dá a oportunidade de que mais iniciativas sejam inseridas e utilizem os ícones e ferramentas para engajar pesquisas, movimentos, culturais e ecológicos de mais comunidades sustentáveis de educação ambiental na Vertente Litorânea da costa de São Paulo.

Conexão Vertente Litorânea

O documentário em realidade virtual Conexão Vertente Litorânea mostra a exuberância desses biomas. Produzido em uma proposta educadora ambientalista com moradores, coletivos, gestores públicos e organizações sociais, percorreu a costa de São Paulo, de Ubatuba até Cananeia, envolvendo cenário e personagens do território em uma experiência imersiva de 360 graus.

Para uma melhor imersão, podem ser usados óculos VR ou simplesmente mover o seu aparelho celular, tendo a possibilidade de navegar 360 graus na imagem do filme. Pelo computador, basta mover as setas no canto esquerdo superior da tela. Tenha uma boa sessão!