Comunidade Amiga do Rio2023-11-10T11:51:34-03:00

Saneamento Já!

Comunidade Amiga do Rio

Buscando Soluções para o saneamento básico!

Comunidade Amiga do Rio é um projeto de elaboração do plano executivo para a implantação de alternativas de tratamento de esgoto em áreas de ZEIS (Zonas de Especial Interesse Social) no entorno do Rio Cambury, dentro da Bacia Hidrográfica do Litoral Norte de São Paulo.

Esta região de Mata Atlântica, é uma das principais fontes de recursos hídricos do Brasil, e está cada vez mais perdendo a qualidade de suas águas em função da falta de saneamento básico.

Comunidades que migraram de diferentes partes do Brasil para a região desde os anos 90, convivem sem a infraestrutura pública necessária para sua qualidade de vida e qualidade do meio ambiente. Sem um plano ordenado de crescimento local, a poluição, principalmente dos rios e córregos, é um um problema urgente a ser enfrentado.

Hoje no Brasil apenas 53% da população tem acesso ao esgoto. Só no ano de 2013 foram registrados 2.193 óbitos e 14.982 milhões de casos de afastamento por doenças de veiculação hídrica (TRATA BRASIL, 2013). Além disso, segundo a UNESCO (2020), o esgotamento hídrico e a poluição são as principais causas da perda de biodiversidade e degradação do ecossistema, o que, por sua vez, reduz a resiliência ecossistêmica, tornando as sociedades mais vulneráveis a riscos climáticos, como as enchentes, e não climáticos.

Pensando Soluções Alternativas

A elaboração do projeto executivo de tratamentos alternativos e descentralizados prevê o levantamento das tecnologias possíveis para cada comunidade, de acordo com o seu próprio ecossistema socioambiental.

São possibilidades como fossa séptica de baixo custo, fossa-filtro comunitária, ETEs compactas, biodigestor, valas de infiltração, bacia de evapotranspiração, jardim filtrante, círculo de bananeiras, entre outras.

Esses levantamentos acontecerão com equipes de técnicos em saneamento e educadoras ambientais atuando nas cinco comunidades atendidas pelo projeto durante 12 meses promovendo entrevistas, reuniões e oficinas comunitárias, além de sondagens e estudos de implantação.

Números

Nossos números

0
Comunidades vulneráveis
0
Pessoas beneficiadas

Os primeiros passos…

A primeira fase do projeto realizado nas 5 ZEIS (Zona Especial de Interesse Social) do bairro de Cambury, contou com entrevistas com, moradores, análise de mais de 80 pontos de água, levantamento das características do solo e lençol freático, além dos pontos mais críticos onde ocorrem alagamentos e enchentes, bem como pontos críticos de poluição de esgoto e resíduos.

Acesse o relatório do Diagnóstico Socioambiental das 5 ZEIS do bairro Cambury: Vila Débora, Vila Piavú, Areião, Vila Barreira e Logo Guará.

Dados socioambientais das ZEIS rio Cambury

O segundo passo:

A partir desses estudos a equipe de engenharia do projeto está preparando um plano executivo para cada ZEIS, ou seja, um plano de obra, apontando as diferentes possibilidades de soluções descentralizadas em cada local, de acordo com as suas características.

Pra que esses planos saiam do papel e se tornem realidade, o projeto precisa do apoio da comunidade. A participação nos encontros comunitários e também a assinatura do abaixo assinado aderindo essa ideia alternativa para que esse problema seja enfrentado com urgência.

Assine! É rápido e sem burocracia, a sua participação e a sua anuência é muito importante para todos!

Notícias

Parceiro:

Patrocinadores:

Parceiro:

Patrocinadores:

Ir ao Topo