Cuidadores das águas

Cuidadores das Águas: Vale do Ribeira [2022/2023]

Início » Programa Água » Cuidadores das Águas » Cuidadores das Águas: Vale do Ribeira [2022/2023]

Curso de formação de lideranças na Bacia Hidrográfica do Ribeira do Iguape e Litoral Sul de SP

As águas da Mata Atlântica abastecem cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil.

O Vale do Ribeira é uma região que se destaca pela preservação de suas florestas e por grande diversidade ecológica. Seus mais 2,1 milhões de hectares de florestas equivalem a aproximadamente 21% dos remanescentes de mata atlântica existentes no Brasil, sendo a maior área contínua de um ecossistema quase extinto.

Nesta região fantástica, chamada de “Amazônia Paulista” pela grande confluência de seus mananciais e rios, existe uma necessidade cada vez mais urgente de cuidado e conservação.

Por isso, entre as iniciativas de cursos que o FunBEA realiza, o “Cuidadores das Águas- Vale do Ribeira”, é um projeto vital para formação de lideranças comunitárias locais para a gestão participativa das águas.

No módulo 2022 e 2023, o projeto está oferecendo encontros híbridos em toda a bacia, reunindo diferentes atores sociais para formação em educação ambiental crítica e popular, além de projetos de intervenções  educativas em cada região da bacia.

Galeria de imagens

“Canjica”, uma espécie de anta albina, encontrada na região de Juquiá, no Vale do Ribeira, foi escolhida pelos participantes como elemento visual representativo no curso. A espécie, rara na Mata Atlântica, é um indicador de ambiente saudável e preservado.