Plataforma MonitoraEA uma ferramenta digital que irá facilitar o monitoramento e a avaliação de políticas e projetos de EA pelo acesso as informações sobre a rica diversidade de projetos existentes no Brasil. Ela será fundamental para aprimorar as políticas públicas da área

Uma lacuna conhecida na área de educação ambiental no Brasil é a carência de dados quantitativos e qualitativos avaliados por indicadores. Os indicadores ajudam os gestores de políticas públicas de EA a revisar estratégias e identificar desafios e oportunidades para o fortalecimento das políticas.
Para atender essa demanda, será lançada em novembro de 2019 a Plataforma MonitoraEA, que é parte do Sistema Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas e Projetos de Educação Ambiental.

Em 2014, três importantes iniciativas, uma liderada pelo FunBEA que iniciou a construção de um Observatório da educação ambiental, então chamado ObservaEA, a outra com a Oca –Laboratório de Educação e Política Ambiental da ESALQ/USP que realizou o trabalho do diagnóstico participativo. Ambas apontam a lacuna do monitoramento e avaliação, e a terceira foi a presença do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais proporcionando o desenvolvimento dos sistemas de Informação.

Surge a Anppea

ANPPEA –Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental é criada e desempenha papel importante na continuirdade de criar a Plataformapois consegue em sua formação, impotantes parceiros para fortalecer e dar sequência nas ações
A ANPPEA é formada pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental , Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, do Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade (LADIS) do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).