FunBEA realizará novos encontros formativos para mobilizar territórios. As inscrições podem ser feitas até 17 de outubro

Cerca de trinta instituições de diferentes bairros do município de São Sebastião, litoral norte de São Paulo, estiveram reunidas em Maresias para se capacitarem, unirem e se engajarem na gestão dos recursos hídricos da região, na abertura da construção do Programa de Comunicação Social do CBH-LN.

A situação das bacias hidrográficas do litoral norte pede atenção. O acelerado ritmo de crescimento populacional somado à vocação turística e a existência de grandes empreendimentos refletem no aumento da demanda hídrica urbana em ao menos 140% desde 2010, e o atendimento público de água não está acompanhando este crescimento. É o que aponta o Plano de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte de São Paulo no período de 2016 a 2019.

Foto Adriana Coutinho

Muitas foram as sugestões, impressões e encaminhamentos sugeridos pelos  participantes. Na dinâmica proposta, cada integrante se apresentou e conheceu o trabalho que será desenvolvido no bairro pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental. A partir deste momento voltarão a se reunir para os encontros de formação que acontecerão em outubro e novembro. “O Litoral norte vem sofrendo com falta de saneamento básico, praias impróprias para banho, o que prejudica o meio ambiente e a qualidade de vida. A praia de Maresias, conhecida mundialmente, já que temos um campeão mundial de surf,  tem com frequência bandeira vermelha. Ter formação em recursos hídricos é primordial para a população local”, esta é a voz de, Sabrina Moraes, do Coletivo Caiçara e integrante da coordenação nacional das comunidades tradicionais caiçara.

Marcaram presença no Encontro, o Instituto de Conservação Costeira (ICC), Departamento de Águas e Energia Elétrica – (DAEE), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), Coletivo Caiçara, Sarau D”Amelinha, Instituto Verdescola, Ascam, Suburbano Convicto, Somar, Desengarrafando, Embalagens Sustentáveis, PMSS-SEMAM, Cinema na Kombi, Coletivo Maresias, Biovéritas e integrantes do CBH-LN e FunBEA.

Quer participar da Formação?

Então inscreva-se até o dia 17 de outubro.Clique no link abaixo e garanta a sua vaga:

Nestes encontros a construção será conjunta com temas prioritários para a conservação dos recursos hídricos, educação ambiental e mobilização social. Além de conhecer a atuação do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, o que amplia e favorece a participação de diversos atores na gestão das águas.

Como técnicas de ensino-aprendizagem, o FunBEA trabalhará com círculos de cultura, biomapas, o café compartilha, estruturas pedagógicas, entre outras.  Com Ao longo da formação os participantes construirão, de forma colaborativa, um evento aberto ao público com a temática da conservação dos recursos hídricos, em local e data a ser definida pelo grupo. O certificado terá a carga horária total de 60 horas/atividades. O local dos encontros ainda não está definido e acontecerá no bairro de Maresias. Participe!

Deixe um Comentário