A campanha “Quanto Vale?” tem como objetivo apoiar movimentos, organizações, coletivos e lideranças comunitárias para atuar na reparação socioambiental da região, afetada após as chuvas de fevereiro deste ano


Fábio Chagas (à esquerda), membro do Coletivo Caiçara e Nego Val (à direita), liderança comunitária da da Vila Sahy, durante o protesto por moradia digna que aconteceu no bairro, em 11/03/23.

O FunBEA relançou, no último mês de abril, a campanha de doações para apoio territorial “Quanto Vale?”. O principal foco é a região de São Sebastião, uma das mais afetadas pelo desastre de 19 de fevereiro. O ciclo 2023 da campanha traz o mesmo conceito que estava sendo trabalhado em 2022: “Quanto vale contribuir para o trabalho de quem preserva e conserva os mais ricos bens naturais e culturais, de uma das regiões mais ricas em Mata Atlântica do Brasil?”. Semíramis Biasoli, Secretária Executiva do FunBEA, explica: “Depois do que aconteceu em fevereiro e, principalmente, por existirem muitas questões que precisam ser enfrentadas, como habitação e saneamento, vimos a necessidade de recomeçar uma nova rodada de apoio”,

Neste novo ciclo da campanha, o FunBEA mobilizou uma aliança pela reparação do Litoral Norte, com instituições como o Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (INPE), o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) e Escolas Municipais e Estaduais integrantes da Rede de Educação para Redução de Riscos de Desastres do Litoral Norte de São Paulo (ERRD-LN). Também fazem parte da aliança o Instituto de Conservação Costeira (ICC), o Instituto Procomum e representantes da principais comunidades atingidas da Costa Sul de São Sebastião.

Como funciona?

Por meio da formação de um círculo de investidores em Educação Ambiental, o FunBEA destinará recursos para lideranças, grupos sociais, ações e iniciativas que fortaleçam a participação em espaços de decisão e políticas públicas, bem como saúde ambiental, reparação ambiental e outros temas. A campanha será realizada de forma que a cada 4 meses ou a cada R$ 20 mil reais captados, será aberto um chamamento público para as organizações locais que já atuem na região e necessitem de recursos para continuar com suas ações de conservação do meio ambiente, cidadania e empoderamento comunitário. Iniciativas inovadoras também poderão ser apoiadas.

Todas as propostas passarão por um comitê gestor formado por representantes da aliança pela reparação do LN, junto com FunBEA e investidores. O objetivo é que todos participem ativamente do processo e entendam, de maneira transparente, para quem e onde os recursos estão sendo destinados.

Durante o ciclo 2022 da campanha, o FunBEA apoiou três organizações locais: o Coletivo Caiçara de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilhabela, o Coletivo Educador de Bertioga e o Coletivo Escambau. Cada um recebeu R$ 20 mil reais para que pudessem continuar com seus trabalhos de preservação do meio ambiente e da cultura local, além da luta no enfrentamento à crise climática e injustiças socioambientais.

Conheça o trabalho desses três movimentos: Coletivo Caiçara, Coletivo Educador de Bertioga e Coletivo Escambau.

Deixe um Comentário