Foi assim que apelidamos a nossa equipe por aqui, que é inteiramente feminina. Somos várias líderes, estudantes, mães, filhas, ativistas, artistas e pesquisadoras que trabalham juntas pela construção de um mundo melhor. Afinal, acreditamos ser possível!

Mas felizmente esse protagonismo feminino não é um cenário restrito ao FunBEA. A presença de líderes mulheres que estão à frente de articulações, coletivos, ações e projetos é cada vez mais percebida. Nesse 08 de março, Dia Internacional da Mulher, gostaríamos de trazer  aqui nossa admiração e respeito por cada uma das mulheres que agem e caminham em direção a sociedades justas e sustentáveis.

“Vejo que as lideranças femininas no território exercem um papel fundamental de articulação, de reivindicação, de identificação das demandas e de participação ativa em encontros, fóruns e rodas de conversa no território.” O depoimento é de Ligia Ortega, Educadora voluntária no FunBea desde julho de 2020 e participante  do Coletivo Educador Bertioga há oito anos.

Mas abrindo um importante parênteses. Longe de romantizar essa força feminina, aquelas que se encontram na linha de frente dos impactos da emergência climática, das tarefas domésticas e da sobrecarga mental. Pelo contrário, reconhecemos a beleza e a angústia dessas lideranças, nessa complexa incoerência que permeia a existência e resistência humanas.

O feminino é coletivo. O futuro é coletivo.

Nesse 8 de março, celebramos o esperançar das líderes mulheres!

Deixe um Comentário