Evento tem abertura hoje, dia 5 em Belém (PA), reunindo representantes de órgãos diversos que atuam com EA Amazonas, Roraima, Amapá,Tocantins, Rondônia e Acre

A Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) realiza em Belém (PA) nos dias 05, 06 e 07 de junho de 2019 a versão Norte da oficina “Formação de formadores em monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental de transição para sociedades sustentáveis”.

A oficina acontecerá no Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), reunindo representantes da sociedade civil, de prefeituras e governos estaduais dos sete estados da região Norte que atuam na formulação e execução de políticas públicas de educação ambiental.

A oficina contará com 36 horas de duração, sendo 20 horas presenciais e 16 horas com atividades à distância a serem cumpridas até 05 de julho de 2019. Os participantes receberão certificado da oficina se alcançarem 100% de frequência e cumprirem as atividades à distância.

O público-alvo contempla educadores ambientais, gestores públicos municipais, estaduais e federais, técnicos e analistas representando as CIEAs, Coletivos Educadores, Coletivos Jovens, Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVidas) das escolas do ensino fundamental e médio, Salas Verdes (projeto do Ministério do Meio Ambiente – MMA), redes de educação ambiental, unidades de conservação, comitês de bacias hidrográficas, escolas, instituições de educação superior, organizações não governamentais, movimentos sociais e setor privado, entre outros atores.

A oficina é parte do projeto da Plataforma Brasileira de Monitoramento e Avaliação de Projetos e Políticas Públicas de Educação Ambiental (Plataforma Monitora EA), desenvolvido pela Anppea, a partir de sua Secretaria Executiva, composta pelo FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental , Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Os participantes serão estimulados e orientados para executar ações de monitoramento e avaliação de projetos e políticas públicas de educação ambiental, utilizando um conjunto de 27 indicadores lançados pela Anppea em dezembro último. “Os indicadores possibilitam acompanhar os processos e resultados das políticas públicas de EA por meio de análises integradas promovidas pelos diversos atores que atuam neste campo socioambiental do Brasil”, declara Maria Henriqueta Andrade Raymundo, Coordenadora da Secretaria Executiva e formadora da Anppea.

Com base nas informações compartilhadas nas cinco oficinas, que estão sendo realizadas nas cinco regiões do país, a equipe da Secretaria Executiva da ANPEEA começará a mapear as Políticas Públicas de Educação Ambiental (PPEA) executadas por estados, municípios e outros atores no Brasil. Os resultados desse mapeamento serão divulgados no seminário nacional de lançamento da Plataforma Monitora EA, previsto para ocorrer em Brasília (DF), no segundo semestre de 2019.

Segundo Semíramis Biasoli, Secretária Geral do FunBEA, “é importante destacar que os articuladores locais dão materialidade à Anppea, que busca fortalecer as políticas públicas de educação ambiental no Brasil. Estamos na última oficina e alcançamos ótimas participações e representatividade. Isto demonstra como a educação ambiental está fortalecida no país”. Para a oficina Norte, a Anppea conta com a organização e articuladores locais da Universidade Federal do Pará, Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/Pará), Grupo de Estudos de Educação Cultura e Meio Ambiente (GEAM) e com o apoio Rede Paraense de Educação Ambiental (REDEPAEA), Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretaria de Estado de Ciência de Tecnologia e Inovação (SECTEC) e Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

 

Serviço

Oficina Norte de formação de formadores sobre monitoramento e avaliação de políticas públicas de educação ambiental.

Quando: 05 a 07 de junho de 2019

Onde: Auditório do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA)

Campus Profissional. Cidade Universitária João da Silveira Neto

Av. Perimetral s/n – Belém /Pará

Informações e dúvidas: [email protected]

Informações para a imprensa:

Ana Patrícia Arantes 13 991466608/ [email protected]

Deixe um Comentário