Um chamado participativo para acolher pautas, demandas e preocupações de quem vivência a Baixada

Instituições, entidades, coletivos e movimentos que tenham interesse em falar, pensar e agir sobre a proteção das águas na Baixada, estão convidados para um aprofundar compartilhado das políticas públicas de água trabalhada pelo Comitê de Bacias da Baixada Santista -CBH-BS e os diversos atores do território. Dia 28 de novembro, no Orquidário de Santos.

O Encontro faz parte do Fórum Pacto Pelas Águas da Baixada Santista. “O Fórum fortalece a formulação e execução de políticas públicas da área socioambiental em especial das de recursos hídricos e educação ambiental”, declara Semíramis Biasoli, secretária geral do FunBEA, – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, realizador do evento

O encontro terá três momentos. Pela manhã o acolhimento com todos e atividades para a implementação de um Grupo Gestor que vai apontar, sinalizar, sugerir as programações do Fórum. Os temas geradores tem como referência o Relatório da Situação dos Recursos Hídricos da Baixada Santista 2019 que permeia com discussões sobre universalização do abastecimento de água e saneamento nas casas situadas em áreas inapropriadas, proteção das nascentes, resíduos sólidos entre outros.

A tarde um grupo dará o foco no aprofundamento técnico. Para Sydnei Caetano, secretário executivo do Comitê é uma oportunidade para tratar do papel do Comitê na gestão das águas, construindo de forma participativa uma análise de conjuntura da questão hídrica.

No outro Encontro, o foco é Juventude e Comunicação. Coletivos jovens irão participar da realização de uma oficina de arte e comunicação, com o objetivo de criar a identidade visual, slogan e bandeira do evento.

Oficina de Comunicação

A oficina será ministrada pelo jornalista e artista visual Sylvio Ayala. Sylvio trabalha com articulação comunitária, formando e conduzindo grupos de diferentes idades. Unifica essas frentes em didática própria, destacando a Arte Educação e a Educomunicação. Valoriza a atuação em rede no fortalecimento das relações e das gestões, interligando setores, ideias e pessoas. Desenvolveu o conceito ‘bairro educador’ na Associação Cidade Escola Aprendiz (Vila Madalena), foi gestor de projetos socioambientais no Programa Ambientes Verdes e Saudáveis (Secretaria da Saúde/SP), e montou agência de notícias na ONG Verdescola (Barra do Sahy/SP).

SALVE A DATA

Quando: 28 de novembro

Onde: Orquidário Municipal de Santos

Endereço: Praça Washington sn – José Menino – Santos

 
Informações para a imprensa – Ana Patrícia Arantes (13) 99146-6608

WhatsApp / [email protected] / www.funbea.org.br

Deixe um Comentário