A partir do conhecimento, da prática, da crítica e do engajamento político.

Por Semíramis Biasoli

Em todas as instâncias da sociedade o FunBEA fez importantes conexões em 2020 contribuindo nos territórios com oportunidades para ações coletivas de instituições, movimentos e lideranças encontrarem caminhos para enfrentar a situação crítica do saneamento no litoral de São Paulo.

Neste sentido, a promoção de processos participativos e continuados de comunicação, mobilização e educação ambiental para a conservação e gestão dos recursos hídricos constituiu iniciativa estratégica fundamental com o objetivo de democratizar, problematizar e envolver mais pessoas nas temáticas relacionadas às águas.

Sempre soubemos da importância do trabalho e das lutas dos diferentes segmentos envolvidos com a causa da proteção socioambiental – povos das florestas, comunidades caiçaras, moradores das palafitas, ativistas, pesquisadores na busca de financiamentos, gestoras e gestores públicos, educadoras e educadores –  sonhadores e transformadores. São por nós e para nós que o FunBEA foi criado e tem a sua missão de captar e aportar recursos apoiando estes movimentos com uma Educação Ambiental forte e estruturada, assumindo papel fundamental na transformação das políticas públicas, atualmente tão fragilizadas.

Nos processos facilitadores e de aprendizagens parte muito importante do nosso trabalho, tivemos grandes desafios diante da pandemia – transformar técnicas participativas em diferentes formatos online.

Atuamos com o objetivo de uma comunicação que popularizasse a Educação Ambiental e também desse voz aqueles que não atuam diretamente nas políticas públicas mas são extremamente impactados pela ausência delas.

Trouxemos na pauta personagens que no coletivo estão fazendo a diferença para a transição para sociedades sustentáveis, como a história do seu João que conseguiu a criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) e transformou a vida dos moradores da sua comunidade no Pará. O líder comunitário da favela Vietnã, em São Paulo que mobilizou a empresa de saneamento e fez chegar água tratada para os moradores. Mostramos assim que processos dialógicos podem construir sociedades mais justas e equilibradas.

Em 2021 temos a perspectiva de ousarmos mais enquanto Fundo Financiador e teremos a oportunidade de lançarmos Editais para uma articulação cada vez mais estratégica entre as instituições e as suas bandeiras de luta.

Para nós,equipe FunBEA , nas memórias de 2020 está uma imensa gratidão por tod@s que vivenciaram  momentos criativos e desafiadores, que mesmo diante de tantas atrocidades socioambientais em nosso País acreditaram nas nossas propostas e partilharam suas histórias e seus sonhos.

Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Acesse aqui o Boletim Notícias do FunBEA – Retrospectiva 2020!

Deixe um Comentário