Conexão Vertente Litorânea é um movimento que se iniciou a partir da idealização do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental junto das APAs marinhas e dos comitês de bacias hidrográficas da região litorânea de São Paulo com o financiamento do Fundo de Recursos Hídricos e Governo do Estado com o objetivo de criar estratégias para conservação dos ecossistemas costeiros. Nele, estiveram envolvidas diferentes instituições, movimentos e lideranças que construíram, no coletivo, um mapa virtual e interativo que conecta as ações de educação ambiental da região e também um vídeo documentário imersivo que nos permite desfrutar a experiência de estarmos em diferentes ambientes da costa litorânea do Estado bem como conhecer um pouco mais sobre a cultura popular local. 

Pertencente à Região Hidrográfica do Atlântico-Sudeste, conforme a divisão hidrográfica do Brasil adotada pelo IBGE e pela ANA, a Vertente Litorânea é composta pelos Comitês de Bacias Hidrográficas Ribeira de Iguape e Litoral Sul – CBH-RB, Baixada Santista – CBH-BS e Litoral Norte – CBH-LN, agregando, desta forma, as três Unidades Hidrográficas de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (UGRHI) do estado de São Paulo que têm interface com o Oceano Atlântico, junto ao maior corredor ecológico de Mata Atlântica e seus ecossistemas associados.

A Produção do Documentário em Realidade Virtual na Vertente Litorânea foi realizada pela Zumbi Filmes, com direção geral de Ed Davies e colaboração do diretor e especialista em Virtual Reality, Dimitri Lucho. O Filme teve gravações de cenas imersivas em 360 graus em Ubatuba, Cananéia e Santos buscando captar cenários e personagens presentes nestes territórios sob a perspectiva de uma educação ambiental reflexiva e de atuação nos territórios costeiros, transformando essa experiência numa imersão virtual. 

O documentário, com 12 minutos,  está inserido no Mapa Virtual Conexão Vertente Litorânea, criado para conectar pessoas e ações em educação ambiental. O objetivo do projeto é   fortalecer parcerias em rede e potencializar o movimento em prol da proteção à diversidade biológica dos ecossistemas costeiros e marinhos do Estado de São Paulo, que estão cada vez mais ameaçados pela ocupação e uso humano.

Deixe um Comentário