FunBEA leva para o território, mobilização social e educação ambiental para construir com moradores alternativas para o acesso ao saneamento na praia de Cambury, litoral norte de SP.

Por Ana Patrícia Arantes/ FunBEA

Moradores fazem mutirão para melhorar  o saneamento no bairro Piavú em Cambury.  Além do Piavú, mais 4 comunidades da Bacia do Rio Cambury fazem parte do projeto Comunidade Amiga do Rio.

Moradores fazem mutirão para melhorar  o saneamento no bairro Piavú em Cambury.  Além do Piavú, mais 4 comunidades da Bacia do Rio Cambury fazem parte do projeto Comunidade Amiga do Rio.

Paulo, morador da praia de Cambury, Litoral Norte de São Paulo, buscou na tecnologia alternativa uma solução para tratar o esgoto da sua casa na comunidade do Piavú, pois estava inconformado com os esgotos sem tratamento que fazem parte da realidade de muitos moradores no bairro.  “Observando, vi que muitas casas  estavam estourando a fossa no Piavú, fiquei inconformado e fui atrás de alguma solução para fazer diferente na minha residência. Conheci o sistema de biodigestor, comprei para minha obra e fiz a instalação”, conta o morador.

Há mais de 20 anos Paulo reflete sobre as questões ambientais no bairro onde mora. Com experiências de trabalhos em condomínios e construção civil,  ele sempre teve o olhar atento sobre a preservação dos rios, das florestas e da qualidade de vida das pessoas. “Nem sempre é fácil conscientizar, às vezes as pessoas nos olham como alguém que só quer arrumar problemas”.

Na comunidade do Piavú Paulo, e mais 15 moradores, se uniram em um mutirão para construir uma tubulação que  impede a contaminação de esgotos na rua. Isto evita o contato dos esgotos contaminados com crianças, animais e até com a água que bebem. “ Nos unimos e com a colaboração financeira e mão de obra construímos a tubulação. Agora precisamos sensibilizar os moradores
para as possíveis formas de tratamento que podem ser feitas”.

O projeto “Comunidade amiga do rio” tem a realização do FunBEA-Fundo Brasileiro de Educação Ambiental, que leva para o território, mobilização social e educação ambiental  para unir moradores em busca de construir alternativas para mudar a situação local de Cambury, bairro de São Sebastião, litoral norte de SP.

Moradias que esperam pelo saneamento na praia de Cambury / Imagem: FunBEA

Moradias que esperam pelo saneamento na praia de Cambury / Imagem: FunBEA

 

O FunBEA tem parceria com a Biocasa Soluções Ecológicas, empresa de engenharia responsável pelos projetos executivos, apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte e financiamento do FEHIDRO- Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Rafaela Sotto,  gestora do projeto pelo FunBEA, explica que os  moradores das comunidadesVila Débora, Lobo Guará, Vila Barreirinha, Areião e Piavú serão mobilizados para o diagnóstico socioambiental, com coleta de informações sobre as famílias que residem no local. Além disso, o projeto prevê o recrutamento de jovens da comunidade para atuar como mobilizadores sociais. “ É importante a parceria da engenharia com a educação ambiental. Só com o projeto de engenharia não é possível mobilizar e envolver as pessoas na transformação”, explica Rafaela.

Nas ações de educação ambiental educadoras do FunBEA irão realizar encontros gerais e também específicos   para mulheres e trabalhadores da construção civil, pois acreditam que as vivências de cada um deles é de suma importância para o envolvimento e sucesso do projeto.

Saneamento é um direito de todo cidadão.

Semíramis Biasoli, secretária geral do FunBEA explica que a instituição vem mobilizando recursos para que comunidades, movimentos e coletivos  executem soluções locais para as questões socioambientais. “A resposta é local. A comunidade sabe como fazer. Apoiar com recursos financeiros e com uma educação ambiental crítica e transformadora é o nosso propósito, e vamos seguir na busca de mais parceiros e financiadores para este projeto. O objetivo de atender mais moradores com tecnologias sociais de saneamento”

Vila Barreira - mangueiras de captação alternativa de água que abastece a comunidade passando dentro do esgoto. Imagem: Biocasa.

Vila Barreira – mangueiras de captação alternativa de água que abastece a comunidade passando dentro do esgoto. Imagem: Biocasa.

 

Segundo o Relatório de Situação dos Recursos Hídricos do Comitê de Bacias, o Litoral Norte apresenta uma variação muito grande de população, triplicando  o número de pessoas  em feriados e temporadas, e isto aumenta consideravelmente o volume da carga orgânica.

Existem as crescentes ocupações desordenadas em áreas irregulares, onde não é permitido a implantação de sistemas públicos de saneamento, e seus efluentes sanitários não são coletados. Além dos sistemas de captações alternativas de água, muito utilizados pelas comunidades.

O projeto envolve famílias que moram em 5  bairros, considerados Zona de Interesse Social em Cambury. Elas serão atendidas com Projetos de Engenharia de Saneamento Descentralizado. Isto permite ampliar o atendimento às moradias que não têm acesso ao serviço de saneamento público.

”Estamos em uma grande sinergia dentro do Comitê – organizações sociais, órgãos públicos e comunidade para resolver essas situações”. Já indicamos esta área como prioritária no Plano de Bacias e todo ano abrimos editais para envio de projetos para recursos hídricos e educação ambiental, explica Jociani Debeni, secretária executiva do Comitê de Bacias.

Além do FunBEA, Biocasa e Comitê de Bacias, estão juntos no projeto Prefeitura Municipal de São Sebastião e ICC – Instituto de Conservação Costeira.

Deixe um Comentário