Promovendo uma série de seis encontros online para discutir a situação da águas na região, o Fórum Pacto pelas Águas da Baixada Santista, traz no próximo dia 29 de outubro, às 10 horas em formato online o Encontro “Como a Educação Ambiental pode contribuir para a efetiva conservação dos recursos hídricos?” transmitido pelo canal Youtube e facebook FunBEA.

Na pauta, “Sociedade civil organizada e cidadão sustentável – desafios e perspectivas”,  “Como o Comitê de Bacias da Baixada Santista apóia o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental”  e  “Educação Ambiental na prática, as experiências da rede na conservação dos recursos hídricos, o estado da arte e desafios para a efetivação de projetos de EA”.

Para falar destes temas teremos Renato Prado consultor em sustentabilidade e representante da Ong Concidadania que realiza importantes trabalhos de articulação e mobilização na região, inclusive o Fórum da Cidadania. Para representar a REABS teremos a educadora ambiental Nicoli Russo, bióloga e atuante na APA Marinha Litoral Centro e representando o Comitê, Marcia Chaves, geógrafa, especialista ambiental da coordenadoria de recursos hídricos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e integrante da secretaria executiva do CBH-BS.

Partindo do pressuposto de que “tudo começa pela educação”, e que em razão da emergência climática, a educação ambiental deve ser considerada uma prioridade absoluta, Renato Prado fará uma abordagem sobre a necessidade do fortalecimento da sociedade civil no Comitê de Bacias potencializando os valores da construção coletiva e a importância dos investimentos em Educação Ambiental. Nicoli Russo, da REABS falará do histórico da rede e dos desafios de conseguir efetivar projetos de Educação Ambiental.

Desde a sua instituição, o Comitê de Bacias vem viabilizando a implementação de ações de Educação Ambiental na Baixada Santista. “Não se pode falar em aprimoramento da gestão de recursos hídricos sem abordar as formas de compartilhar conhecimento e sensibilizar cidadãos de todas as faixas etárias para a importância do cuidar da água e de exercer sua cidadania através da participação na gestão”, relata Marcia Chaves. Ela trará na sua abordagem como o CBH-BS apóia projetos, e quais os valores disponíveis e utilizados nos últimos anos. A mediação será de Vivian Battaini, bióloga, doutora em Ciências, educadora ambiental do FunBEA e pesquisadora do Laboratório de Educação e Política Ambiental da Oca – ESALQ/USP.

Na gestão de recursos hídricos, a educação ambiental se materializa pela interface com a construção da cidadania e seu pleno exercício, por meio da participação ativa dos cidadãos, em diversos níveis, prevista na Lei nº 7.663/91 – Política Estadual de Recursos Hídricos.  “A ampla participação da sociedade é fundamental para a consolidação da Política e do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, principalmente nos Comitês de Bacias Hidrográficas” finaliza Marcia Chaves.

O Fórum, de novembro de 2019 à março de 2020, promoveu diálogos para trocas de experiências e saberes, entre os diferentes atores do território em Santos, Itanhaém e Bertioga. Por conta da pandemia COVID-19, as atividades foram adiadas. Com novo formato,  retoma as atividades com LIVES, diálogos e apresentações artísticas, encerrando as contribuições com a construção do Pacto Fórum pelas Águas da Baixada Santista.

A iniciativa do Fórum é do FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista por meio de financiamento do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Confira a Programação: transmisão pelo Facebook e Youtube FunBEA

Como a Educação Ambiental pode contribuir para a efetiva conservação dos recursos hídricos

Inscrições aqui

11 de novembro – 10h às 11h30

Exibição do filme “Sobre água” e Diálogo sobre Saneamento Já na Baixada Santista, com a participação do Ministério Público, líder Comunitário, Sabesp e Comitê de Bacias.

Inscrições aqui

26 de novembro – 10 às 12 horas

Construção do Pacto pelas Águas

Inscrições aqui

Informações para a imprensa

Ana Patrícia Arantes/ Mtb29448

WhastApp 13 99146 6608 [email protected]

 

Deixe um Comentário