IMAGINE QUANTO VALE

FunBEA dá início ao primeiro Círculo de Doadores do Litoral Norte, com o objetivo de apoiar movimentos socioambientais que trabalham pela conservação da Mata Atlântica da costa paulista.

Mirian Rother, Doutora em Ciência pela USP, educadora ambiental do FunBEA

Imagine“, canção de John Lennon, estimula o ouvinte a imaginar todas as pessoas compartilhando o mundo em solidariedade e paz. O círculo de doação ou giving circle tem a mesma proposta: juntar um grupo de pessoas que reúne seus recursos, dialoga sobre questões socioambientais, e decide como e com quem colaborar, para promover mudanças. A opção foi a preservação do patrimônio cultural e natural do Litoral Norte de São Paulo, através do fortalecimento de 3 movimentos socioambientais da região.

O Coletivo Caiçara, espaço de luta pelos direitos, de conservação e divulgação da história e cultura caiçaras, nas cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ilha Bela. Atualmente, o coletivo é composto por 51 famílias que atuam em diversas áreas, da pesca e roças à preservação da memória caiçara.

O Escambau (São Sebastião) se define como um espaço cultural sustentável e autônomo, destinado a promover atividades que permitam, por meio da arte, cultura e da sustentabilidade, transformar a vida das pessoas. Produz ações culturais, artísticas, sociais, políticas e ambientais que integram a comunidade e constroem democraticamente uma identidade coletiva, com diversidade e liberdade de expressão

E o Coletivo Educador Bertioga, formado por pessoas e instituições que promovem encontros, formações, diálogos e intervenções socioambientais coletivas e participativas para dinamizar ações e propostas de educação socioambiental para sociedades sustentáveis. O coletivo articula diferentes atores sociais do território, e irá apoiar neste projeto a Comunidade Vila da Mata, as Associações de Ecoturismo Bertioguense e de Monitores de Bertioga e a Aldeia indígena do Rio Silveiras..

“Eu espero que algum dia você junte-se a nós”, diz John Lennon na canção, e nós, do FunBEA, esperamos que muitos se juntem a esse Círculo de Doações do Litoral Norte de São Paulo. A campanha está aberta a partir de julho de 2022, direcionada às empresas que tenham a responsabilidade socioambiental como princípio e valor. Saiba mais sobre a campanha “Quanto Vale” pela página do FunBEA (www.funbea.org.br).

Deixe um Comentário