O texto aborda a relação entre Educação Ambiental Climática e emergência climática 

Está disponível o artigo “Enfrentar a emergência climática demanda investir em educação ambiental transformadora”, escrito por Thais Brianezi, presidente da gestão 23/24 do FunBEA, Semíramis Biasoli, atual secretária-geral e Raquel Trajber, conselheira consultiva e associada fundadora do fundo. O texto discute a Educação Ambiental no campo climático com o objetivo de contribuir para a ampliação das práticas em Educação Ambiental Climática no Brasil e faz parte da edição especial “Democracia, Soberania e Clima”, da revista Diálogos. A publicação reúne diferentes artigos que buscam explorar as intersecções entre clima e soberania nacional. 

As autoras do artigo do FunBEA colocam que é necessário reconhecer que financiar medidas concretas de educação são fundamentais para processos de adaptação e redução de riscos e vulnerabilidades em um contexto de emergência climática. Também reforçam que esses processos não acontecem de maneira natural, o que faz com exista a necessidade de intencionalidade, inserção em políticas públicas e recursos que cheguem, de fato, aos territórios. 

O Centro Soberania e Clima é uma organização independente que atua a partir dos temas de Defesa, Meio Ambiente e Clima no Brasil. O artigo produzido pelo FunBEA e outros textos da revista estão disponíveis para acesso neste link. Boa leitura!