A Campanha tem como foco contribuir com a formação de jovens lideranças em uma das maiores favelas de palafitas da América Latina, situado sobre o Estuário de Santos e São Vicente, na Baixada Santista, estado de São Paulo.

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental lançou no último dia 5 de abril a Campanha Ajude a formar jovens ativistas pela plataforma digital Kickante. A iniciativa se dá em parceria com o Instituto EcoFaxina, ONG que atua há mais de 10 anos na região do estuário de Santos e São Vicente, litoral de São Paulo.

O objetivo é arrecadar R$20.117,00, que irá beneficiar 02  jovens moradores das “Palafitas do Caminho da União”, para participar de uma formação em ativismo socioambiental em estratégias e técnicas de ações não-violentas e criativas e também comprar uma bike coleta para ajudar catadores de recicláveis que trabalham no Projeto Ecobarreiras, realizado pelo Instituto EcoFaxina.

A comunidade Caminho da União está inserida em uma das maiores favelas da América latina. Nela vivem mais de 7 mil pessoas sem acesso a água potável, tratamento de esgoto e moradia digna. Os moradores aguardam desde 2018 o processo de remoção das famílias para 1270 unidades de conjuntos habitacionais que devem ser entregues até junho de 2024, segundo acordo entre Ministério Público, Prefeitura e COHAB Baixada Santista. Até o momento 205 unidades habitacionais foram construídas. 

William Schepis, diretor do Instituto EcoFaxina ressalta que a preservação do manguezal onde está inserida a comunidade é muito importante, e conseguir envolvê-los no processo de revitalização da área é primordial. “O Projeto Ecobarreira tem entre os seus objetivos mobilizar e preparar a comunidade para uma atuação ambientalmente sustentável”.

Semíramis Biasoli, secretária geral do FunBEA, destaca a importância do Fundo em apoiar instituições locais, comunidades e juventude, para atuarem a educação ambiental que acreditamos: crítica e emancipadora. “Realizamos uma abordagem na comunidade quando financiamos com o apoio do Fundo Estadual de Recursos Hídricos o documentário Sobre Águas, produzido pela Zumbi Filmes. A partir deste momento decidimos inserir na nossa linha de financiamento ações para fortalecer a dignidade e a justiça social, tão necessária às comunidades de palafitas”.

Em 2021, o Brasil deve somar 61.1 milhões de pessoas vivendo na pobreza e 19.3 milhões na extrema pobreza, de acordo com o Centro de Pesquisa em Macroeconomia das Desigualdades da Universidade de São Paulo (MADE-Usp). “A luta da educação ambiental e do FunBEA é contribuir com o enfrentamento de desigualdades: a pobreza e fome, são inaceitáveis, e intrinsecamente ligadas à bandeira de justiça ambiental do FunBEA”, alerta Semíramis Biasoli.

 

Faça sua doação aqui!

Conheça a realidade do Caminho da União no Documentário Sobre Água.

Conheça o Instituto EcoFaxina: https://www.institutoecofaxina.org.br/ 

 

Informações para a imprensa

Ana Patrícia Arantes/ Mtb29448

WhastApp 13 99146 6608

 [email protected]

Deixe um Comentário