Tema Marca O Início da Formação Realizada Pelo FunBEA e Comitê da Bacia Hidrográfica Da Região

Uma Educação Ambiental reflexiva, crítica e que sensibiliza as pessoas para o envolvimento e a transformação socioambiental. Esta é a proposta do FunBEA e do Comitê de Bacias para popularizar as ações e o território das águas do Vale do Ribeira.

Jovens, lideranças comunitárias, gestores públicos, comunicadores e monitores ambientais são os participantes do curso “Cuidadores das Águas”.

Cuidadores Das Águas

No Curso Cuidadores das Águas os encontros são quinzenais. Os diálogos passam por conhecer a bacia hidrográfica, experiências dos participantes nas questões socioambientais, gestão das águas na região, mobilização social, educomunicação e audiovisual.

Nos dois primeiros encontros o objetivo foi apresentar referências sobre audiovisual, Educação Ambiental Revolucionária e apresentar o comitê de bacias, sua abrangência e funcionamento.

Na integração, os participantes trocaram experiências sobre possíveis temas para a produção de conteúdo audiovisual na região.

Barra de Ararapira, Cananéia – Foto Ney Ikeda

Envolvimento Da Sociedade

Tauany Bittencourt Mori Mitsunaga, jovem moradora de Cananéia, guia de turismo, fala de uma importante iniciativa na Ilha do Cardoso na comunidade Enseada da Baleia onde mulheres utilizam lixo para confecção de roupas e artesanatos.

“Sou nascida e criada em Cananéia, tenho muita vontade de atuar com audiovisual e não conhecia o Comitê. Trazer as experiências vividas para este grupo é motivador”.

Semiramis Biasoli, secretária geral do FunBEA completa:

“Muitos trouxeram experiências de pertencimento e de morada no território. Integrar isto com uma participação no comitê de bacias hidrográficas é realmente muito importante.”

Participantes Integram Suas Ações na Bacia Hidrográfica do Vale do Ribeira e Litoral Sul de São Paulo.

 

O Que Diz o Comitê do Ribeira

Ney Akemaru Ikeda, secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul – CBH-RB, apresentou a estrutura e falou sobre as características dos rios da região. Também aproveitou para completar sobre a composição feita por municípios, estados e organizações da sociedade civil, dando o caráter descentralizado na gestão no CBH-RB.

“Hoje temos o desafio com temas como resíduos sólidos e enchentes, poluição de diversas fontes, proteção dos mananciais que também abastece a grande São Paulo, disciplina do uso das águas, saneamento, erosão e assoreamento”.

Processos Formativos

Mariane Lima, educadora ambiental do FunBEA realizou a dinâmica da bacia onde os participantes integravam o mapa indicando por pins, rios e municípios de atuação.

O curso acontece a cada 15 dias, com encerramento marcado para o dia 09/12/2021 onde serão apresentados os 4 vídeos produzidos pelos participantes e um vídeo institucional para o Comitê de Bacias.

Deixe um Comentário