MC Brenalta é o jovem do litoral norte de SP que irá representar a juventude local na Conferência da Juventude (COY), na COP 30 em Belém

O FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental,  acredita que as guardiãs dos territórios são as vozes que vivem e sonham ali todos os dias. São as mãos que cuidam da terra e das águas, os braços que abraçam vizinhos, famílias e amigos e as mentes que criam novos espaços e possibilidades para os seus. Em São Sebastião, cidade do litoral norte de São Paulo, remanescente de vasta Mata Atlântica marcada por uma tragédia-crime climática em 2023, tem alguém que faz tudo isso: seu nome é Breno Silva do Nascimento, mais conhecido como MC Brenalta. O rapper, MC, poeta, ator e professor foi a liderança jovem escolhida para estar junto com o FunBEA levando as vozes desse território para a Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU, a COP 30, que irá acontecer em novembro na cidade de Belém, no Brasil.

Natural de São Sebastião, MC Brenalta é o idealizador e fundador da primeira batalha de rima e de poesia de todo o litoral norte. Coleciona mais de mais de 150 títulos de batalhas de improviso e slams, é ator e autor de livros, como o “Margem”, lançado em 2023. Em 2024, ele foi contemplado pela Chamada Pública FunBEA pela Justiça e Educação Ambiental Climática e recebeu apoio direto (financeiro) e indireto (formador), para potencializar a sua atuação no território. Agora, Brenalta irá multiplicar a sua voz em Belém, utilizando a arte como ferramenta para construir um outro mundo. Durante o evento ele também estará fazendo o pré-lançamento do seu novo livro de poesia “Versos que as bocas comem”, publicado pela Editora Fala.  

Para o MC, a conexão entre a sua atuação enquanto artista e o meio ambiente acontece a partir do cuidado com o território. Quando penso em hip hop, automaticamente penso na quebrada e na luta coletiva. Falar sobre meio ambiente é a junção de tudo isso: quebrada e luta.” E o respeito, para Brenalta, ultrapassa as gerações. “nesta era tão tecnológica e que a juventude domina tão bem esses veículos de comunicação, temos um papel fundamental para disseminar e usar essas ferramentas da forma certa. (…) Só não podemos deixar de lado as tecnologias ancestrais, o olho no olho, o boca a boca como faziam os nossos Griôs”

Esta edição da COP 30 é fundamental para que a sociedade civil marque sua presença demarcando suas demandas, além de demonstrar a importância da Amazônia, dos povos originários e tradicionais na proteção das florestas para todo o mundo. O FunBEA estará presente no evento credenciado como organização observadora. Entre as atividades que participará, ira estar junto com a Casa Sul Global , que reúne 40 fundos independentes de todo o Sul Global, através de redes como a Alianza Fondos del Sur, Rede Comuá, Fundos da Amazônia e o movimento Shift the Power. E na semana pré-COP entre 06 e 08 de novembro, Brenalta como jovem representante do LN e a presidente do Conselho do FunBEA, a jovem ativista climática Mahryan Sampaio,  vão estar na Conferência da Juventude (COY), tendo o território do LN como ponto de partida para falar sobre racismo ambiental, adaptação e financiamento para base. “A COY é um espaço muito importante para a juventude ficar no centro das discussões que serão debatidas na COP”, ressalta Mahryan. 

É a partir da partilha que se constroem novas ideias e o objetivo da presença de Brenalta na COP 30 é potencializar o compartilhamento de saberes e experiências territoriais em um espaço de governança global. E apesar de estar com um pouco de medo de viajar de avião, o jovem se diz feliz e ansioso em ter a oportunidade de participar do evento. O FunBEA compartilha desses sentimentos, pois acreditamos na potência do território na construção de um novo futuro.