Teoria da Mudança

Os problemas socioambientais ganharam gravidade e urgência em escala nunca antes vista em nosso planeta, em decorrência da crise civilizatória e climática. É necessário promover medidas de mitigação, adaptação e educação ambiental climática, como estratégias essenciais para a redução da severidade do impacto e dos custos da mudança do clima atual e futura.

Soluções criadas por comunidades de base, que nascem nas especificidades dos territórios e grupos envolvidos, demonstram resultados potentes para a regulação climática do planeta.

As organizações socioambientais são espaços fundamentais para o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida e do ambiente. Ao estarem fortalecidas, apoiam suas comunidades e territórios para que sejam protagonistas na transição para sociedades justas e sustentáveis, seja por meio da segurança e soberania alimentar agroecológica, da sociobioeconomia, da transição socioenergética, e principalmente por meio da educação.

Porém, ainda que existam recursos, acordos e legislação para financiamento socioambiental, é pouco o volume que chega até as organizações socioambientais da sociedade civil, e menos ainda até suas comunidades.

A filantropia comunitária para justiça socioambiental descentraliza esses recursos e reconhece o poder transformador das organizações socioambientais e das comunidades. O FunBEA se vê como um caminho para que esses recursos cheguem com qualidade e contribuam para essa transformação socioambiental que precisamos em todo planeta.

1. Transformações que queremos ver

2. Público

3. Estratégias

  1. Atuação territorial incidindo em políticas públicas
  2. Apoio financeiro aliado ao apoio formador e técnico .
  3. Comunicação e Educomunicação
  4. Incidência na agenda socioambiental, climática e  filantrópica

4. Eixos

5. Macro Ações

  1. Chamadas Públicas em multi territórios
  2. Campanhas e ações de engajamento e advocacy
  3. Alianças territoriais e temáticas
  4. Produção e disseminação de conhecimento.

6. Premissas