O observatório

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O ObservaEA – Observatório Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental tem como missão propiciar efetividade do controle social e oferecer subsídios para qualificar a formulação, execução e aprimoramento de projetos socioambientais conectados as políticas públicas afins.

A criação do ObserveaEA, em 2014, como um dos pilares fundamentais do FunBEA, pretende, portanto, ser a consolidação da articulação entre as políticas públicas de EA, num atendimento às diretrizes da PNEA (Política Nacional de EA).

Também traz a possibilidade de fortalecer as estratégias de análise para a seleção pública de projetos socioambientais, com o desenvolvimento de indicadores, assim como a construção de um banco de dados e sistema de informações desse campo, o que permite a socialização, publicização e intercâmbio desse arcabouço.

O ObservaEA é fruto de mais uma parceria do FunBEA com a UFSCar e está sob a coordenação do Profa. Liane Biehl Pintes, Conselheira do FunBEA. Vem se constituindo com um trabalho em rede, presente nos territórios, de maneira articulada com grupos e atores, atuantes em projetos socioambientais educadores em Comunidades de base.

A metodologia da proposta de criação do ObservaEA contém três eixos orientadores, articulados e integrados: (i) articulação institucional, (ii) planejamento participativo e (iii) cardápio de aprendizagem autoformativa. Os três eixos fundamentam-se por metodologias participativas e qualitativas de pesquisa e intervenção.

Desde sua criação foram realizadas oficinas e encontros nas diferentes regiões do país, o estabelecimento e fortalecimento de parcerias institucionais e a elaboração e desenvolvimento de plataforma interativa que apresente funcionalidades para o diálogo, reflexão e comunicação, reuniões, e outras ferramentas que possibilitam a construção compartilhada de conhecimentos e o planejamento articulado de ações, tendo sempre como base a participação, a transparência, a flexibilidade, a visibilidade e o fortalecimento dos atores envolvidos.

Um dos objetivos do ObservaEA é o fortalecimento da Rede de Parceiros e Apoiadores do Fundo, oficializado com o Termo de Adesão. Esta Rede de Parceiros do FunBEA, que é política, comunitária, acadêmica, técnica e financeira, tem o papel de definir critérios e estratégias metodológicas que asseguram a ampliação das parcerias e atuação do FunBEA, que representa um grande diferencial e potencial da atuação capilarizada do FunBEA no Brasil.

Integram iniciativa universidades das cinco regiões do país, sedes de diversos conselheiros/as, bem como organizações da sociedade civil e secretarias de Meio Ambiente e de Educação estaduais e municipais, entre outras.

O ObservaEA tem como referência um Projeto Politico Pedagógico (PPP) iniciado por meio de consulta pública e em permanente construção e aprimoramento A iniciativa de criação do FunBEA e do ObservaEA foi gerada a partir de um grupo de profissionais de universidades como UFSCar, Universidade de São Paulo (USP), Unicamp, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e de ministérios como o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Educação (MEC), assim como de educadoras/es ambientais atuantes em diferentes coletivos, especialmente na Rede Universitária de Programas de Educação Ambiental (RUPEA).

Apresenta-se a partir de uma plataforma virtual colaborativa, que se articulará com outras iniciativas em curso no país e vem sendo construída juntamente com a ANPPEA – Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental, da qual o FunBEA faz parte da Secretaria Executiva, o INPE – Instituto de Estudos Espaciais e o DEA/MMA – Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, constituindo-se em um banco de dados comum e centro de interação de âmbito nacional.

O FunBEA e o ObservaEA caminham lado a lado, comprometidos com a construção de sociedades sustentáveis e resilientes.