[fusion_widget_area name=”avada-custom-sidebar-pagetitle” title_size=”” title_color=”” background_color=”” padding_top=”” padding_right=”” padding_bottom=”” padding_left=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” / fusion_global=”101″]

O que entendemos por Educação Ambiental

A EA é a principal ferramenta e estratégia para o enfrentamento da problemática ambiental, pois atua como proposta de mudança cultural e social, trabalhando com sensibilidade para que ocorram mudanças na forma de olhar o mundo, de desejar novas realidades e de contribuir para formar cidadãos mais críticos e ativos em suas realidades locais.

A EA apoia e estimula processos educativos que fortaleçam os sujeitos sociais para atuar em seu contexto político, cultural e ambiental de forma crítica, autônoma, e na direção da construção de Sociedades Sustentáveis.

O desafio de promover mudanças passa por um novo senso comum sobre a EA, que amplia as dimensões ambientais para o socioambiente, que traz as relações entre os humanos e entre esses e os meios em que vivem, circulam, significam.

A EA é um campo aberto – transdisciplinar – e se alimenta de saberes tradicionais, populares, técnicos e científicos, e cuja essência dialógica e participativa ultrapassa a sala de aula e permeia os mais variados espaços e coletividades.

Ser um país educado ambientalmente é o grande objetivo da EA, e é com base nesse objetivo que o FunBEA realiza suas ações.

Você sabia que isso também é EA?

Educação ambiental e os ‘bons encontros’:

Os bons encontros são encontros de pessoas que trocam seus saberes e suas experiências de vida, sem hierarquia de saberes.

Cada participante de um ‘bom encontro’ sai com suas percepções de mundo e do outro ampliadas e também se conhecendo mais, porque quando falamos sobre nós, aprendemos, e quando ouvimos sobre o outro, também aprendemos.

Os ‘bons encontros’ acontecem em espaços educadores que podem ser uma associação de bairro, uma praça, um local público, enfim, qualquer espaço que permita um encontro de pessoas dispostas a dialogar democraticamente para construir as próprias perspectivas de mundo, a partir de seu próprio contexto cultural, político, ambiental. Pessoas que participam e querem atuar de forma crítica e transformadora na articulação de ações voltadas a sustentabilidade socioambiental.

Clique abaixo para compartilhar conosco a sua história de EA. É muito importante que todos saibam o que você está fazendo!