Entrevista com Renata Maranhão, diretora de Educação Ambiental do MMA – Ministério do Meio Ambiente falando sobre os desafios dos indicadores nas políticas públicas.

De Brasília, Waleska Barbosa, para o FunBEA

Imagens: Paulo de Araújo MMA

Para a Diretora de Educação Ambiental do MMA, Renata Maranhão, a avaliação de resultados foi deixada em segundo plano nas políticas de EA por causa da escassez de recursos aplicados na área. “Sempre foi um desafio associar uma avaliação que mensure dados quantitativos a uma análise qualitativa, que traduza toda a riqueza do processo educativo.”

Renata entende que muitas vezes o processo é mais rico do que os resultados apontados em números. “É interessante que a gente tenha as duas dimensões. O trabalho realizado nesse período envolveu a escuta de educadores para entender os elementos essenciais que caracterizam uma política pública estruturante, que transforme a realidade local e seja consoante com a Política Nacional de Educação Ambiental.”

A Diretora de EA do MMA vê como um mérito dos indicadores o fato de poderem orientar a ação de um educador que não sabe como começar uma prática ou quais elementos devem ser incorporados ao projeto. “Eles são por si só um documento orientador para nortear processos educativos que estejam sendo criados.”

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