Editais FunBEAResultado das Licitações referentes ao projeto “ComÁgua – Programa de Comunicação Social do Comitê da Baixada Santista (CBH-BS)” Contrato FEHIDRO 117/2017: Convite 001/FunBEA/2017 – Equipe Técnica; Convite 002/FunBEA/2017 – Foto e vídeo; Convite 003/FunBEA/2017 – Diagramação; Convite 004/FunBEA/2017 – Impressão; Convite 005/FunBEA/2017 – Coffee; Termo de Referência (TDR) 006/FunBEA/2017 – Mobilizador Social; Termo de Referência TDR 007/FunBEA/2017 – Mobilizador Social; Termo de Referência (TDR) 008/FunBEA/2017 – Comunicador; Termo de Referência (TDR) 009/FunBEA/2017 – Apoio Administrativo. Ver o resultado.

 

#DICA FunBEA: Publicação Fontes de Financiamento da Educação Ambiental

Não perca nosso boletim eletrônico mais recente Notícias do FunBEA Julho de 2017.

 

Folder do FunBEA
Faça o download!

 

Por que O FunBEA?

O FunBEA é uma iniciativa pioneira na área de políticas públicas de educação ambiental por ser um fundo público não estatal com controle social, que tem em sua governabilidade, a participação dos setores não governamental, empresarial, acadêmico e governamental.  O fundo busca potencializar ações públicas já existentes quanto novas propostas, projetos e programas sintonizados à Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), e voltados para o enraizamento da educação ambiental no país.

Financiamos projetos de ensino formal e não formal, de educação ambiental popular e comunitária oferecidos por Coletivos Educadores e outras estruturas e espaços educadores, formação e capacitação de profissionais oferecidos por instituições educativas, além de ações de interação e intervenção educativas voltadas para a sustentabilidade e responsabilidade global.

Os maiores diferenciais do FunBEA em relação a outros fundos para EA são apresentar regras menos rígidas do que os fundos ligados aos governos e poder captar recursos junto à iniciativa privada, grandes ONGs e organismos internacionais, fontes de recursos que raramente são ofertadas aos fundos estatais.

O FunBEA marca a trajetória da EA no país com a possibilidade de investimentos em ações estruturantes, articuladas com as ações dos governos municipais, estaduais e federais e suas políticas públicas, pautadas pelas demandas de educadores ambientais atuantes, permitindo o enfrentamento da chamada crise ambiental a partir destes financiamentos.

logo_observaEA
A criação do Observatório Brasileiro de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas de Educação Ambiental (ObservaEA) é uma iniciativa do FunBEA para dar suporte aos seus editais, e, principalmente, avançar na formulação, capilarização e consolidação das políticas públicas de EA no Brasil.A articulação institucional está sendo realizada com bases nas premissas de participação, e caracteriza-se como um processo permanente para o fortalecimento de parcerias com instituições e atores, formada pelos Parceiros Formadores e Apoiadores do FunBEA, compostos por educadores ambientais, pesquisadores e especialistas de universidades e laboratórios de pesquisa, instituições governamentais e não governamentais, numa ação capilarizada de apoio.

 

Nós Acreditamos no FunBEA

 

Acredito muito no objetivo pedagógico do FunBEA de despertar as pessoas para decifrar o mundo, fazer com que as pessoas pensem e atribuam significado às coisas, pois sem pensar não há mudança possível! Diante de tantas ações realizadas de maneira dispersa e não alinhada, o FunBEA pode oferecer a certeza de estar fazendo o que se deve ser feito.
Eda Tassara, Ex-Presidente e Conselheira do FunBEA Miriam Duailibi, Ex-Vice-Presidente e Conselheira do FunBEA
O FunBEA tem uma gestão participativa. Ela é formada por representantes do setor empresarial, Sociedade Civil, Universidades, poder público e cidadania direta. Esse conjunto elege os gestores de fundo. Gosto desse modelo. Apostamos no sucesso gestão do FunBEA. O FunBEA é uma grande ideia! Um de seus objetivos é ampliar os horizontes para todos e criar sociedades que sejam sustentáveis a partir da construção de caminhos com base em políticas nacionais e internacionais de EA de forma articulada e organizada.
Marcos Sorrentino, Conselheiro do FunBEA Raquel Trajber, Presidente do FunBEA